Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Elmano Férrer defende mandato único de cinco anos para políticos

"Seria bom eleições com mandatos de cinco anos sem a reeleição, passa um tempo e volta”, declarou Elmano.

O senador da república pelo estado do Piauí, Elmano Ferrer (Podemos), declarou na manhã desta segunda-feira (27), na Associação Piauiense de Municípios – APPM, ser favorável às eleições gerais em todas as esferas políticas, desde vereador ao cargo de Presidente da República.

Para que isso ocorra, Elmano explicou que o Congresso Nacional deve aprovar uma PEC que estende o mandato dos atuais gestores por mais dois anos para que haja a coincidência na corrida eleitoral de 2022. O senador também se mostrou favorável a mandatos únicos de cinco anos e sem reeleição.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Elmano FérrerElmano Férrer

“Eu sempre defendi a coincidência de eleições. Eleições a cada dois anos é uma renovação, é uma radicalização da democracia. Entretanto, eu vejo que no Brasil, nas condições que nos encontramos, o ideal são eleições gerais para todos os níveis. Seria bom eleições com mandatos de cinco anos sem a reeleição”, disse.

“Na política, tudo é possível”

O senador se mostrou desfavorável à medida de extensão de mandato. Para Férrer, ‘o povo é soberano’ na escolha do candidato para a ocupação da vaga por quatro anos e por isso considera que haja primeiramente um ‘entendimento político’ sobre o assunto antes de qualquer medida.

“O povo é soberano e o poder emana do povo. O povo elegeu para um mandato de quatro anos, então essa é uma questão de interpretação jurídica, mas em política, tudo é possível. Aí tem que haver uma discussão e um entendimento, porque constitucionalmente foram eleitos pelo povo para o mandato de quatro anos, então isso é um princípio constitucional. Havendo um entendimento político com vistas a isso, tudo bem”, completou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.