Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Em novo decreto, Firmino Filho muda horário de supermercados

Com essa alteração a Prefeitura pretende diminuir o "fluxo de pessoas nos ônibus nos mesmos horários e reduzir a exposição de colaboradores e clientes ao coronavírus", como esclareceu Firmino

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), vai assinar um novo decreto na próxima semana alterando os horários de funcionamento dos supermercados, hipermercados, mercearias e demais serviços essenciais para evitar aglomerações e a disseminação da covid-19 na Capital.

Esses estabelecimentos poderão funcionar das 09 às 20 horas. Já os mercados, açougues, frutarias e peixarias poderão permanecer funcionando das 06 às 18 horas. Com essa alteração a Prefeitura pretende diminuir o "fluxo de pessoas nos ônibus nos mesmos horários e reduzir a exposição de colaboradores e clientes ao coronavírus", como esclareceu Firmino.

  • Foto: Alef Leão/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

A mudança acontece apenas nos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais que já têm permissão para funcionar nesse período de isolamento social, como explicou o secretário de Governo do Município, Fernando Said.

“Alguns serviços são essenciais e o decreto permite esse funcionamento. No entanto, estamos fazendo a alteração apenas nos horários de funcionamento para evitar as aglomerações e resguardar também os trabalhadores. Essas medidas vêm em conjunto com outras que estamos adotando para reduzir essas exposições e, consequentemente, a contaminação pelo novo coronavírus”, disse Said.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fernando SaidFernando Said

Lotéricas

As casas lotéricas poderão funcionar das 07h às 20h, sendo que, das 12 às 14 horas, deverão fechar para fazer a sanitização do ambiente.

Limpeza

Os serviços de limpeza pública, de capina e varrição terão os trabalhos executados das 09h às 17h. No caso dos serviços de coleta domiciliar, os horários continuarão os mesmos, em três turnos.

Equipamentos

O decreto também destaca que cada estabelecimento ficará obrigado a fornecer os equipamentos de proteção individual aos funcionários, tais como luvas, máscaras e álcool em gel.

Demais estabelecimentos com horários alterados

Padarias - das 07h às 20h

Estabelecimentos industriais - das 07h às 17h

Lavanderias - das 09h às 15h

Distribuidoras de águas das 09h às 22h

Lojas que comercializam insumos agrícolas - das 09h às 17h

Estabelecimentos que comercializam rações - das 09h às 17h, podendo permanecer abertas as clínicas veterinárias para urgência e emergência, 24h

Setor de oficinas das concessionárias de veículos - das 09h às 17h

Farmácias e drogarias - das 09h às 22h

Empresas de telecomunicações e processamento de dados - das 09h às 17h

Saúde ou saneamento

Estabelecimentos que desenvolvam serviços na área de construção civil ou de obras, relacionadas à área de saúde pública ou saneamento básico podem funcionar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Firmino Filho diz que índice de isolamento caiu para 51%

Firmino Filho quer flexibilizar horário de serviços essenciais

"É melhor quebrar do que ver nossa gente morrer", diz Firmino Filho

Wellington Dias e Firmino Filho vão discutir ações contra a covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.