Fechar
GP1

Política

Emílio Odebrecht relata conversa com Lula para aprovar MP

Segundo Emílio, seu filho, Marcelo Odebrecht, teria solicitado que ele conversasse com Lula por conta de problemas enfrentados com o então ministro de Fazenda, Guido Mantega.

Emílio Odebrecht, patriarca do Grupo Odebrecht, disse durante delação premiada, à Procuradoria-geral da República que procurou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010, para pedir que ele atuasse junto ao governo na aprovação das Medidas Provisórias 470/09 e 472/09.

Segundo Emílio, seu filho, Marcelo Odebrecht, teria solicitado que ele conversasse com Lula por conta de problemas enfrentados com o então ministro de Fazenda, Guido Mantega.

  • Foto: Joel Nogueira/Foto Arena/Estadão ConteúdoLuiz Inácio Lula da SilvaLuiz Inácio Lula da Silva

“Fui ao Lula e inclui esse item na agenda, pedindo a ele que procurasse verificar porque o Guido estava botando dificuldades para resolver o assunto. Se estava precisando coragem ou alguma coisa que pudéssemos suprir a ele”, explicou o empresário.

De acordo com Odebrecht, essa conversa foi a única interferência dele junto a Lula no assunto das MPs. Após a conversa, contou o delator, seu filho teria dito que Mantega “deu sequência” ao assunto.

Medidas provisórias

A MP 470/09 versava sobre a permissão para que as empresas exportadoras parcelarem seus débitos decorrentes do aproveitamento indevido do crédito-prêmio do IPI. A MP 472/09  tratava do  regime especial de incentivos para o desenvolvimento da indústria petrolífera nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e dedução ou isenção de impostos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.