Fechar
GP1

Piauí

Empresária registra expressão "mermã" e gera polêmica na internet

A marca patenteou apenas a expressão regional, ao invés do nome completo da loja, gerando polêmica nas redes sociais.

Após a empresa “Mermã, que lindo” fazer uma publicação por meio das redes sociais anunciando que loja havia conseguido patentear a marca “Mermã”, uma polêmica tomou conta dos seguidores da marca. O termo, que significa uma junção de “minha” e “irmã”, é comumente usado no vocabulário dos piauienses.

Na publicação, a empresa informa que o registro de marca foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e por conta disso nenhum estabelecimento do meio de “bijuteria, artigos de vestuário, cosméticos e artigos de armarinho” poderá fazer o uso da expressão.

Apesar do nome da loja ser “Mermã, que lindo”, a empresa patenteou apenas a expressão “mermã” e isso causou revolta em alguns internautas, que comentaram na publicação da loja no Instagram.

  • Foto: Instagram/Mermã, que lindoMermã, que lindoMermã, que lindo

“Mermãs, eu tô revoltada com essa jovem que comprou os direitos de marca da palavra “mermã” no uso para lojas de variedades, roupas e cosméticos. A quantidade de loja pequena que vai ser prejudicada me deixa injuriada”, escreveu uma internauta.

A empresária Mikaella Brito possui três unidades da loja “Mermã, que lindo”. Uma fica localizada na Avenida Homero Castelo Branco e outra no Riverside Shopping, em Teresina. A outra unidade fica localizada no Boulevard Shopping Tropical, em São Luís, no Maranhão.

Outro lado

Na tarde desta quinta-feira (5) o GP1 entrou em contato com Mikaella Brito. A empresária enviou uma nota que também foi publicada nas redes sociais da loja. No documento, a diretoria jurídica explica que alguns internautas se mostraram contra o registro da marca “por erro de interpretação” e que “essa proteção é algo meramente empresarial”. A empresa reitera ainda que “em nada prejudicará o uso cultural dessa expressão”.

Confira a nota na íntegra:

Em respeito aos nossos clientes, consumidores, parceiros e amigos , a "Mermã , que Lindo!" vem a público informar o que segue : A marca "Mermã " foi registrada junto ao INPI - processos números : 911732918; 911733019;911733045; 911595880.). O desejo de registrar a marca "Mermã " surgiu logo no princípio , uma vez que houve uma massificação de lojas online no ramo de bijuterias utilizando essa expressão.

Nesse contexto, buscou-se assessoria de escritório especializado em proteção de Marcas e Patentes- Companhia das Marcas- para iniciar o processo de registro da marca.

O processo durou pouco mais de 02 (dois) anos, com deferimento definitivo em meados de junho de 2018.

Foi com grande alegria que dividimos essa vitória com nossas amadas clientes e seguidoras em nossa rede social . Ao passo que a informação também teve por escopo o alerta às empresas online que utilizam essa expressão. Inclusive , notificamos extrajudicialmente uma empresa que estava em vias de ser inaugurada com a expressão " Mermã ". A divulgação da notícia foi comemorado por muitas das nossas clientes e seguidoras ! Porém, tiveram outros internautas que , acredita-se, por erro de interpretação, discordaram do registro da Marca. Ao que tudo indica, acreditavam que não poderiam mais utilizar essa expressão de maneira alguma. Ocorre que essa proteção é algo meramente empresarial . Em nada prejudicará o uso cultural dessa expressão .

Em verdade, o nome MERMÃ , com o surgimento da loja, teve seu aspecto cultural elevado e valorizado! Os nordestinos , mais especificamente Piauienses e Maranhenses, passaram a utiliza- lá com verdadeira propriedade e de maneira orgulhosa. Enfim , foi dado relevo a essa expressão que é tão NOSSA e continuará sendo !

04/07/2018

Atenciosamente,
Diretoria Jurídica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.