Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Empresas de Teresina terão que fazer testes de covid-19 em funcionários

"As empresas vão ter a obrigação de bancar os testes dos funcionários. Pedimos essa contribuição ao setor privado", disse o prefeito durante live com jornalistas.

Em novo decreto que será publicado neste final de semana, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), vai tornar obrigatório que os estabelecimentos comerciais, industriais, empresas de prestação de serviços, incluindo os órgãos públicos, façam testes rápidos em seus funcionários para identificar possíveis casos de contaminação por Covid-19.

Todos os trabalhadores deverão passar pelo teste rápido, exceto, os que estejam em sistema de tele trabalho. "As empresas vão ter a obrigação de bancar os testes dos funcionários. Pedimos essa contribuição ao setor privado. A testagem dependerá da economia interna das empresas, que poderá escolher o teste e contratar um laboratório", explicou Firmino durante live com jornalistas na tarde deste sábado (09).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

Conforme já havia sido denunciado pelo GP1, na semana passada, o prefeito disse que recebeu informações de casos de trabalhadores de supermercados que estavam com sintomas de covid-19. “Supermercado não pode ser centro propagador dessa doença, nem o banco, nem o posto de gasolina. É necessário que a gente possa se precaver, e isso o decreto ajudará”, disse.

Prazo

Todas as empresas vão ter 15 dias, a contar da publicação do decreto, para iniciar os testes. Antes disso, os estabelecimentos terão que se cadastrar no site fornecido pela Prefeitura de Teresina, para informar os nomes de todos os funcionários que estão em atividade, quais foram submetidos aos testes e quais foram os resultados. Se algum exame for positivo, o funcionário deverá cumprir isolamento social e as empresas deverão cadastrar, no site, o comprovante teste que foi feito.

Firmino Filho destacou a importância das empresas na realização dos testes para fazer o rastreamento do vírus.
"Nós vamos ter uma visão mais clara da doença porque mais pessoas farão os testes. Vamos fazer o rastreamento e uma rede de isolamento mais eficiente. E, no futuro, vamos estar mais preparados para retomar as atividades [que ainda estão suspensas] de modo mais seguro", ponderou o prefeito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Firmino diz que Teresina já atendeu 85 pacientes do Maranhão

Covid-19: segmentos discordam de lockdown cogitado por Firmino Filho

Wellington vai se reunir com Firmino para discutir proposta de lockdown

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.