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Empresas promovem ações na reta final do Outubro Rosa

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informou que surgem cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil, dos quais 15 mil levam as mulheres a óbito.

O Outubro Rosa pode estar chegando ao fim, mas os cuidados de prevenção com o câncer de mama devem fazer parte da rotina feminina. Foi essa a preocupação de várias empresas durante este mês: orientar suas colaboradoras sobre mitos e verdades da doença, como fazer o autoexame, quais os fatores de riscos e as melhores maneiras de se prevenir.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informou que surgem cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil, dos quais 15 mil levam as mulheres a óbito. Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Dannyara Aguiar, os primeiros sintomas do câncer de mama não são percebidos pela falta de conhecimento. "As mulheres só podem se prevenir se conhecerem o próprio corpo. É preciso se olhar, se tocar para conseguir perceber quando mudanças acontecerem", completou.

Por isso, empresas foram além do uso de itens cor- de-rosa e promoveram palestras e ações com o foco na realidade do câncer de mama no Brasil, na orientação do autoexame correto, dos reais sintomas da doença e de como percebê-lo nos primeiro sinais. "O intuito é alertar as colaboradoras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. É dever da empresa contribuir para o bem estar e saúde do corpo de funcionários", comentou a gerente de recursos humanos da empresa LC Veículos, Tatiana Lira, que desenvolveu várias ações de sensibilização do Outubro Rosa.

Para a analista de financeiro da empresa, Nayana Lima, práticas como essas são importantes para tanto para a empresa como para os funcionários. "Por mais que seja um tema bastante debatido ainda existe muita falta de informação por parte da população. Além disso, tal prática incentiva as mulheres a cuidarem de si, e envolve uma questão profissional e pessoal. Empresa com funcionários saudáveis tem mais resultados", completou.

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