Fechar
GP1

Saúde

Enfermarias infanto-juvenis são inauguradas no Hospital São Marcos

As obras foram realizadas com dinheiro de doações arrecadadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Hélio Alef/GP1 1 / 9 Setor infantil do Hospital São Marcos Setor infantil do Hospital São Marcos
Hélio Alef/GP1 2 / 9 Nathalie Campelo Nathalie Campelo
Hélio Alef/GP1 3 / 9 Gildene Alves Gildene Alves
Hélio Alef/GP1 4 / 9 Quarto dos berçários Quarto dos berçários
Hélio Alef/GP1 5 / 9 Leitos infantis temáticos Leitos infantis temáticos
Hélio Alef/GP1 6 / 9 Sala para coleta de sangue infantil Sala para coleta de sangue infantil
Hélio Alef/GP1 7 / 9 Fábio Abreu falou durante o evento Fábio Abreu falou durante o evento
Hélio Alef/GP1 8 / 9 Margarete Coelho Margarete Coelho
Hélio Alef/GP1 9 / 9 Deputado Federal Fábio Abreu Deputado Federal Fábio Abreu

A Rede Feminina de Combate ao Câncer inaugurou na manhã desta quinta-feira (24) enfermarias infanto-juvenis no Hospital São Marcos, no Centro de Teresina. A obra foi realizada com dinheiro de doações.

Em entrevista ao GP1 a voluntária Nathalie Campelo falou um pouco sobre o trabalho, que consiste em buscar arrecadações a fim de melhorar a vida das crianças que enfrentam câncer. Apesar das dificuldades, Nathalie avaliou Teresina como uma “cidade doadora”.

“É claro que temos dificuldade, o tratamento é muito caro, tudo o que se precisa é muito caro e são muitas pessoas assistidas. Mas é uma cidade que ajuda, que é solidária. São 27 leitos, são camas elétricas, são cadeiras para os acompanhantes que não tinham, um banheiro privativo em cada enfermaria, então vai humanizar ainda mais o tratamento tão doloroso”, afirmou.

A médica Gildene Alves, da Oncologia Pediátrica do hospital, destacou a importância de um local específico para as crianças. Segundo a médica, o espaço lúdico ajuda as crianças a enfrentar a doença.

“A criança vai ficar mais animada, vai ficar mais criança, vai viver em um ambiente lúdico, vai estar mais próxima do dia-a-dia dela, do brincar e isso vai melhorar a autoestima da criança, o enfrentamento dessa criança e, com certeza, vai melhorar a resposta que é o que a gente quer. E é nosso prazer de trabalhar em um ambiente assim. Que aquela frieza de hospital deixa de existir e a gente passa a trabalhar em um ambiente mais criança que é o que a gente sempre sonhou”, disse.

A deputada federal eleita Margarete Coelho (Progressistas) esteve presente na solenidade de inauguração. Em seu discurso Margarete destacou a importância do trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer. “Esse trabalho feito pela Rede feminina de Combate ao Câncer tem uma importância enorme para a sociedade. É claro que temos um corpo técnico bem formado, mas a solidariedade o envolvimento da sociedade, ela é muito importante”, afirmou.

“Nós não podemos terceirizar tudo, colocando tudo no colo do Estado. É claro que o Estado assumiu muitos compromissos conosco, principalmente na Constituição de 1988, compromissos que ele não está conseguindo dar conta, isso por ser desafiadores, outros pela própria ineficiência, pelas dificuldades que o Estado tem de dar conta das mesmas, de se desentupir delas. Mas a sociedade tem sua parte e essa parte, realmente, é a mais bonita de tudo, porque a solidariedade é um sentimento muito importante porque ele não transforma somente o nosso entorno, ela nos transforma também”, concluiu a progressista.

Além de Margarete, estiveram presentes na solenidade o também deputado federal Fábio Abreu (PR) e o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), professor Charles da Silveira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.