Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Entenda como atua o Coronavírus no organismo e como se proteger

Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre, se manifestando entre dois a 14 dias após o primeiro contato com a patologia.

O diretor-geral do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela e especialista em infectologia e medicina intensiva, José Noronha, explicou como atua o coronavírus no organismo humano e quais métodos podem ser utilizados como medidas preventivas à infecção. O diretor-geral esteve reunido na manhã desta terça-feira (28) com o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, e comentou sobre a doença.

De acordo com o médico, o vírus atinge os pulmões causando infecções respiratórias brandas a moderadas, de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre, se manifestando entre dois a 14 dias, após o primeiro contato com a patologia.

  • Foto: Alef Leão/GP1José NoronhaJosé Noronha

“O coronavírus é um vírus de RNA. Esse nome corona vem de coroa, que são pequenas cristas ao redor da cápsula desse vírus e elas têm um tropismo maior para as células do nosso pulmão. Nós vimos casos semelhantes antes em 2002, em 2013 e agora nós temos esse novo tipo de coronavírus em 2020”, explicou o médico.

Prevenção

O diretor-geral José Noronha traçou as principais medidas de prevenção quanto a infecção. Até o momento, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transmissão ocorre com o contato direto entre humanos e recomenda a higienização correta das mãos, evitando viagens às localidades infectadas.

  • Foto: Alef Leão/GP1José NoronhaJosé Noronha

“Para a população, o que a gente pode recomendar é que tenha atenção na higienização das mãos. Boa parte desses vírus são transmitidos como? O indivíduo leva a mão ao rosto, à boca, ao nariz e depois toca na mão de outros indivíduos. Então, atenção à lavagem das mãos. Isso é o principal. Caso a pessoa tenha viagem à China ou algum país envolvido e tenha sintomas gripais, idealmente que essa pessoa não se exponha a grandes aglomerados populacionais e entrem em contato com o serviço de saúde comunicando esse vínculo epidemiológico”, disse o diretor.

Tratamento

De acordo com a OMS, até o momento não há ação específica para o tratamento da doença. No Piauí, em caso de infecção, a unidade responsável pela assistência aos pacientes será o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. Segundo o José Noronha, o combate à patologia vai ocorrer com base na história epidemiológica e no quadro clínico do paciente.

Dados atualizados

Conforme o levantamento realizado pelo Governo da China, já somam 2.744 o número de casos confirmados e 80 óbitos em decorrência da doença. No epicentro do surto, na província de Wuhan, são contabilizadas 24 mortes. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou um caso suspeito de coronavírus em uma jovem de 22 anos, em Minas Gerais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro levanta dúvida sobre dados da China sobre coronavírus

Minas apura se jovem que esteve na China tem coronavírus

OMS classifica como 'elevado' risco internacional do coronavírus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.