Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Enzo Samuel nega saída do PCdoB e defende fusão com outras legendas

Enzo Samuel afirmou que não pensa em sair do partido por causa da cláusula de barreira e que a fusão com outras legendas está sendo discutida

O vereador Enzo Samuel negou que esteja pensando em sair do PCdoB e afirmou que a legenda está buscando fazer uma fusão com outros partidos após não conseguir atingir a cláusula de barreira.

Em 2017 foi aprovada no Congresso Nacional a cláusula de barreira, que é uma norma que restringe o funcionamento parlamentar ao partido que não alcançar determinado percentual de votos. Para garantir o fundo partidário e tempo de propaganda na TV e no rádio, os partidos precisavam alcançar 1,5% dos votos para a Câmara, distribuídos em 9 estados e com mínimo de 1% dos votos em cada um deles, ou, então, eleger ao menos 9 deputados em 9 estados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Enzo SamuelVereador Enzo Samuel

Enzo Samuel afirmou que não pensa em sair do partido por causa dessa situação e que a fusão com outras legendas está sendo discutida.“O nosso papel nesse momento é tentar fortalecer o PCdoB, nós sabemos que não atingimos a cláusula de barreira, que é exigido pela lei, mas estamos buscando uma outra saída, inclusive falando com outros partidos para que o partido possa continuar existindo, então esse é um momento de calma, de tranquilidade e até lá a gente permanece sim no PCdoB. É um partido com o qual eu me identifico, que a gente tem toda uma história e trajetória”, destacou.

O vereador já recebeu convites de vários partidos, entre eles o PDT e Podemos, mas pontuou que permanece na sua legenda. “Recebo convite desde que entramos nessa casa, mas eu trabalho para fortalecer o meu partido. Eu agradeço, mas é um momento de calma e tranquilidade. Vou colocar meu esforço para fortalecer o meu partido”, explicou.

Ele pontuou que a legenda tem discutido uma fusão com outras legendas, mas mantendo o mesmo nome. “A gente tem alguns casos de votações que estão sendo judicializadas e onde a gente pode atingir a cláusula de barreira. Também estamos conversando com alguns partidos que não atingiram a cláusula, para que o nome continue PCdoB, porque é um partido histórico e acho que é indispensável para nossa democracia. O PCdoB já demonstrou que não é um partido de aluguel, estamos presente no movimento estudantil, comunitário, então vamos continuar trabalhando para o fortalecimento e nossa existência”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.