Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Equatorial Piauí faz orientações para economia de energia na quarentena

Crianças, jovens e trabalhadores em esquema home office devem ficar atentos para que a energia elétrica seja consumida de forma consciente.

Com a determinação do Governo do Piauí e da Prefeitura de Teresina para suspender as aulas nas redes estadual e municipal de ensino devido a pandemia do novo coronavírus, mais as restrições de rotina de trabalho que algumas empresas vêm adotando para fazer frente à disseminação do vírus, os hábitos domésticos podem ser alterados de forma decisiva. Crianças, jovens e trabalhadores em esquema home office devem ficar atentos para que a energia elétrica seja consumida de forma consciente.

Com base nesse cenário, a Equatorial Energia Piauí recomenda que os consumidores evitem desperdícios e tomem algumas medidas que ajudam tanto no combate à disseminação do vírus, quanto na economia de energia. Por exemplo, abrir as janelas de todos os cômodos da casa para aproveitar a luz natural e circular o ar, pois segundo os infectologistas, o covid-19 se espalha com maior facilidade em ambientes fechados.

  • Foto: Divulgação/AscomEquatorial apresenta dicas sobe consumoEquatorial apresenta dicas sobe consumo

Outra dica importante é manter a limpeza dos filtros de ar em dia, já que a sujeira pode sobrecarregar o equipamento, aumentando o consumo de eletricidade. Além de favorecer o acúmulo de bactérias, ácaros e fungos, o que ocasiona processos alérgicos.

Usar o garrafão térmico com água gelada fora da geladeira é importante nesse período, assim como utilizar ao máximo a luz natural do sol com janelas e portas abertas, melhorando temperatura e circulação. Vale também a dica de dormir com televisão desligada e evitar deixar ligados de forma ociosa carregadores de eletrônicos.

Confira outras dicas para usar a energia com consciência nesse período:

Geladeira Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Uma outra dica é não secar roupas na grade traseira da geladeira.

Ar condicionado Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.

Iluminação da casa Evite ligar as lâmpadas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.

TelevisãoDesligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.

Ferro elétrico A dica é acumular uma grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Mesmo após desligado, o vapor do ferro pode ser usado para passar algumas roupas leves.

Lavadora de roupa Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.

Computadores e notebooks Utilizar o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.

Carregamento de celulares Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.

O selo Procel de economia é uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 14 número de mortes por coronavírus no Piauí

FMS orienta sobre uso correto de máscaras na pandemia de coronavírus

Teresina teve aumento de 615% nos casos de coronavírus em 15 dias

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.