Piauí

Equipamentos são entregues para fiscalização ambiental no Piauí

A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (04), no Palácio de Karnak.

Laura Moura
Teresina
04/01/2018 14h49 - atualizado 15h20

Viaturas e equipamentos são entregues para fiscalização ambiental

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), realizou a entrega de nove viaturas e equipamentos que irão auxiliar no monitoramento e na fiscalização ambiental. A solenidade de entrega aconteceu nesta quinta-feira (04), às 11h, no Palácio de Karnak. Estiveram presentes autoridades como o governador Wellington Dias, secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, entre outras autoridades.

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, explicou como ocorreu o investimento na área ambiental, feito por meio do Fundo de Compensação Ambiental. “O Estado está praticando o Fundo de Compensação Ambiental. Os fundos de investimentos feitos, por exemplo, na área de energia eólica, são pagos por um certo valor pelas empresas para o estado do Piauí faça investimento nesta área ambiental. Neste caso, o projeto comtemplou duas áreas, sendo a da parte ambiental, em que são entregues vários equipamentos que podem detectar se existe a presença de gás, contaminação por combustível, para que ali se possa agir preventivamente, sem que os profissionais sejam contaminados. Já a segunda área trata-se do apoio da segurança ambiental, pois nós temos uma área especializada nesta parte e que também, agora, recebem unidades móveis, viaturas, para o seu trabalho, dando mais alternativas de equipamentos para as nossas equipes tanto da secretaria do meio ambiente quanto de outras secretarias como a da segurança, que também atuam de modo integrado com a área ambiental para o cumprimento da lei”, afirmou.

O secretário Estadual do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, destacou que os equipamentos de comunicação, sinalizadores luminosos, sistemas de alto falantes e sonorização para abordagens a pessoas são de última geração e necessários para a fiscalização. “Isso vai fortalecer a gerência, pois nós estamos equipando as equipes com o que há de mais moderno no monitoramento e fiscalização ambiental. Esses equipamentos são fundamentais para a atividade da fiscalização ambiental, visto que eles contribuem para a detecção de gás, combustíveis e entre outros. Além disso, temos a entrega dos cinco veículos novos para coibir as práticas ilícitas ambientais em todo o estado do Piauí e mais uma de emergências ambientais”, comentou.

A Secretaria do Meio Ambiente também informou que veículos estão sendo doados para reforçar o policiamento ambiental. “É importante destacar que a secretaria do meio ambiente está doando dois veículos, modelo amarok, para o batalhão ambiental para fortalecer as rondas ostensivas e outro para a delegacia da polícia civil especializada em crimes ambientais”, finalizou o secretário.