Fechar
GP1

Piauí

Escola de Governo oferece cursos para servidores públicos no Piauí

O Centro de Línguas do Servidor Público criado em março deste ano, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ofertou no primeiro semestre de 2017, 200 vagas.

A Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) por meio da Escola de Governo do Estado do Piauí (Egepi) realizou em 2017 de forma continuada diversas atividades de formação e motivação. A iniciativa visa atender a sua missão institucional de promover o fortalecimento da gestão pública por meio da qualificação de servidores.

A Egepi desenvolveu atividades nas mais diversas áreas, incluindo desde a elevação de escolaridade para os servidores que não tinham o ensino fundamental completo, até cursos de pós-graduação. De fevereiro a novembro deste ano, 203 servidores foram matriculados na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), alfabetização, ensino fundamental e ensino médio, além de garantir descontos especiais nas mensalidades em cursos de graduação aos servidores ativos, inativos, pensionistas e dependentes.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Secretário Franzé SilvaSecretário Franzé Silva

O Programa de Educação Financeira para servidores estaduais é uma iniciativa realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí, a Eletrobras, a Agespisa e bancos públicos e privados, além da colaboração da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Com objetivo de ofertar melhores condições para os servidores renegociarem suas dívidas e, ao mesmo tempo, sensibilizarem através de mini-curso, sobre comportamento consumidor, no período de julho a dezembro de 2017, 2.645 servidores participaram do mini-curso e 1.919 aderiram ao programa para renegociar suas dívidas.

O Centro de Línguas do Servidor Público criado em março deste ano, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ofertou no primeiro semestre de 2017, 200 vagas de cursos para os servidores estaduais de forma gratuita, sendo 160 para estudo da língua inglesa e 40 para espanhol. No segundo semestre além das turmas de inglês e espanhol houve ampliação com uma turma de alemão.

O secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva destacou a importância da valorização ao servidor com a realização dos cursos. “Na Escola de Governo criamos uma série de cursos visando à qualificação do servidor, criamos a única escola de idiomas do Brasil direcionada aos servidores, com curso de espanhol, inglês e alemão e iremos ampliar outros idiomas para 2018, isso faz com que o nosso servidor se qualifique de forma a entender o mundo globalizado e motiva acima de tudo o servidor”, ressaltou o gestor.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola de Governo realizou cursos nas mais diversas áreas para 313 servidores, no período de fevereiro a dezembro. Buscando conceber, discutir, compreender e inovar nas práticas gerenciais e no desenvolvimento pessoal, 250 servidores participaram de cursos de aperfeiçoamento, palestras educativas, rodas de conversa, dinâmicas e atendimento em grupo para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos. No total, 3.600 servidores foram atendidos em atividades de formação e atualização.

Atividade Motivacional

Através do Programa Bem-Estar do Servidor a Escola de Governo tem a meta de proporcionar a qualidade de vida aos servidores por meio de atividades físicas e dinâmicas, como a ginástica laboral, que proporciona aos servidores exercícios e massagens de relaxamento, objetivando a prevenção de doenças ocupacionais como lesões corporais, fadigas, diminuição do sedentarismo, entre outras. Diversos órgãos também foram atendidos como SeadPrev Emgerpi, Seplan, além de colaboração em eventos externos, alcançando 5.917 servidores, entre fevereiro a novembro.

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) tenta garantir suporte psicológico aos servidores que estão perto de se aposentar e visa minimizar os impactos negativos que esta nova etapa pode trazer e apresentar novas possibilidades de vida pós-aposentadoria realizando diversas atividades como palestras educativas, rodas de conversas, dinâmicas e atendimento em grupo e individual. Em 2017 o programa atendeu aos órgãos CGE, Seinfra, SASC e Fundação Cepro, no período de fevereiro a dezembro, alcançando 52 participantes servidores idosos.

Em comemoração ao Dia do Servidor, é realizada pela Escola de Governo, no mês de outubro, a Semana do Servidor Estadual, que mobiliza servidores da capital e do interior do Estado, com atividades culturais e de lazer que motivam o servidor público para o bom desempenho de suas ações, como exemplo a feirinha do servidor, pescaria, baile, festival de talentos, feijoada e sorteio de viagens para o litoral piauiense. No total, 3.600 servidores foram atendidos em atividades de formação e atualização.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.