Fechar
GP1

Piauí

Especialista Thais Santos tira dúvidas sobre peste suína clássica

Dois focos de peste suína foram registrados no Piauí neste ano.

Dois focos de peste suína foram registrados no Piauí neste ano. Os números foram repassados pela pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). A doença, que atinge apenas os suínos, foi identificada em propriedades do município de Lagoa do Piauí.

O GP1 conversou com a coordenadora do Programa de Sanidade dos Suídeos, Thais Santos que explicou um pouco mais sobre a doença. “A peste suína clássica é uma doença contagiosa passada por um vírus, que acomete somente porcos e javalis, portanto não atinge humanos. Ela é transmitida pelo contato direto de um animal doente com outro, ou mesmo através de um objeto contaminado que possa levar o vírus, uma vez que o vírus pode ser encontrado em secreções, excreções e até no próprio sêmen”, explicou.

  • Foto: DivulgaçãoA Peste Suína Clássica normalmente atinge suínos jovensA Peste Suína Clássica normalmente atinge suínos jovens

Sintomas

“Os principais sintomas são: febre alta, manchas avermelhadas na pele, mortalidade principalmente dos animais jovens, diarreia, vômito, aborto. Ficar atento a qualquer observação de sintomas e entrar em contato imediatamente com a Adapi”, completou.

Carne infectada

A coordenadora garantiu que a carne do animal infectado não transmite a doença para humanos. “A carne de um animal doente não vai transmitir a doença para um humano, mas para um outro porco sim. Por isso é importante não dar resto de alimentos, não dar lavagem, porque se você der um resto de alimento de uma carne contaminada, aquele porco vai contrair a doença”, afirmou Thais.

Thais informou ainda que as suspeitas de foco da Adapi se concentram na região de Lagoa do Piauí. “A investigação atual se encontra na região do perifoco com vigilância ativa, buscando o levantamento de possíveis novos focos, mas as suspeitas da Adapi se concentram na região de Lagoa do Piauí”, informou.

Porcos estão isolados

Por conta dos casos já registrados o trânsito de porcos está proibido no estado. “O trânsito de porcos está proibido, eles não podem sair da propriedade deles. Existem corredores sanitários, que é uma formar de permitir o trânsito de mais que vão somente passar pelo estado ou que vem de fora para o Piauí. Também está permitido o trânsito daqueles produtores que vão levar seus porcos diretamente para os abatedouros do estado da legislação”, finalizou Thais Santos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adapi afirma que vai tomar medidas para erradicar peste suína

Governo do Piauí toma medidas para erradicar peste suína

Segundo foco da peste suína é confirmado em Lagoa do Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.