Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Estado criou mais 98 leitos de UTI no Piauí, diz Secretaria da Saúde

Em março o estado possuía 148 leitos exclusivos para a covid-19 e agora, no fim de maio, o número chegou a 246 leitos. A medida evitou que a rede de saúde do estado entrasse em colapso.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19) a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) criou 98 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, segundo informou o Governo do Estado do Piauí. Em março o estado possuía 148 leitos exclusivos para a covid-19 e agora, no fim de maio, o número chegou a 246 leitos. A medida evitou que a rede de saúde do estado entrasse em colapso.

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) na noite de segunda-feira (26), 148 leitos estão ocupados por pacientes infectados por covid-19 no estado. Ainda conforme o boletim, são 340 leitos clínicos e 6 leitos de estabilização ocupados.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, destacou que o isolamento social imposto pelo governador Wellington Dias (PT) na segunda quinzena de março foi de extrema importância para que a rede hospitalar não colapsasse, tendo em vista que houve tempo para implementar novos leitos e evitou que pacientes ficassem sem atendimento.

Além de novos 98 leitos de UTI, o Governo do Estado também aumentou o número de leitos clínicos e de estabilização no estado. O número de leitos clínicos passou de 723 para 853 e atualmente 331 estão ocupados. A Sesapi informa ainda que 45 leitos de estabilização estão sendo usados para pacientes que aguardam a transferência para UTI.

O secretário Florentino Neto destacou o esforço do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina para conseguir aumentar os leitos de UTI. “Conseguimos durante esse período um grande feito: alcançar 291 leitos com respiradores (UTI mais os leitos de estabilização). A nossa situação é diferente dos estados vizinhos, mas isso não nos acomoda, pelo contrário”, afirma o secretário.

Mais 41 respiradores

Ainda nessa semana, conforme o secretário, está previsto o recebimento de mais 41 respiradores mecânicos. Os respiradores haviam ficado retidos em São Paulo, mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a vinda dos aparelhos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piauí registra 119 mortes e 3.720 casos confirmados de coronavírus

Wellington Dias chama atenção para ocupação de leitos de UTI no Piauí

Sesapi quer contratar 60 leitos de UTIs em hospitais particulares

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.