Fechar
GP1

Economia e Negócios

Estado do Piauí tem aval da União para contrair empréstimos

A análise da capacidade de pagamento apura a situação fiscal dos estados, com base na relação entre receitas e despesas e a situação de caixa.

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou, nesta quarta-feira (14), que apenas 10 estados da federação, entre eles o Piauí, podem contrair empréstimos com a garantia da União. Os dados são do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais – 2019. De acordo com a Agência Brasil, o número caiu em relação ao relatório do ano de 2018, quando eram 11 estados.

Para ter acesso ao empréstimo, os estados precisam ter nota A ou B na capacidade de pagamento. O Piauí saiu da nota C para B e está apto a realizar empréstimo.

A análise da capacidade de pagamento apura a situação fiscal dos estados, com base na relação entre receitas e despesas e a situação de caixa. O objetivo é apurar se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

Apenas o Espírito Santo possui nota A. Além do Piauí, obtiveram nota B os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Outros 14 estados têm nota C e Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro têm nota D.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.