Fechar
GP1

Piauí

Estudantes do Piauí reclamam de dificuldades no sistema do Sisu

Em 2019, o sistema passou por mudanças pois, neste ano, as notas de corte parciais dos cursos de graduação serão lançadas cinco vezes ao dia.

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciaram na última terça-feira (22) e muitos candidatos já se depararam com dificuldades ao entrar no site para efetuarem o cadastro. Em 2019, o sistema passou por mudanças pois, neste ano, as notas de corte parciais dos cursos de graduação serão lançadas cinco vezes ao dia.

Em entrevista ao GP1, o estudante Kelson Lucas Araújo explicou que é a primeira vez que acessou o Sisu. O jovem de 18 anos vai tentar uma vaga no curso de Ciências Biológicas ou Física. Além da lentidão, o discente informou outros problemas.

“Eu consegui fazer somente a inscrição da minha primeira opção, que foi por volta de 00h40 do segundo dia. Hoje eu entrei, aí quando estava mexendo, eu percebi que não tinha entrado na minha conta e sim na de outra pessoa”, afirmou.

  • Foto: Laura Moura/GP1Site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)Site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

As dificuldades de acessar o sistema do Sisu são recorrentes todos os anos. A estudante Carolayne Soares, que já é experiente no assunto, relatou que sempre, no primeiro dia que inicia as inscrições, o site apresenta lentidão, mas que depois é normalizado. Neste ano, o problema persiste pelos outros dias devido as atualizações, mas que, para ela, as divulgações das notas de corte parciais são importantes para que os candidatos possam escolher melhor os cursos de graduação.

“Por um lado, isso é ótimo, porque era só meia-noite e você não tinha noção. Poderia ser que mudasse a nota de corte, você ficasse fora e não sabia. Agora, com esse novo sistema, tem como você saber antes de meia-noite se tem como passar. Eu acho que isso fomentou a piora do sistema, de carregar o sistema, porque vai se todo tempo, principalmente nesses horários de virada de corte, muita gente vai estar acessando. Então, você vai ter um site que vai estar carregado 24 horas por dia”, completou.

As inscrições se encerram nesta sexta-feira (25). No Piauí, serão ofertadas quase dez mil vagas para três instituições públicas que são a Universidade Federal (UFPI), a Universidade Estadual (UESPI) e o Instituto Federal (IFPI). A UESPI é a instituição que mais está ofertando vagas para os discentes, sendo um total de 3.805 vagas distribuídas para mais de 100 cursos de graduação, todos na modalidade presencial, nos 12 campi da instituição.

A UFPI está ofertando 3.444 vagas para os cursos de graduação na forma presencial, nos municípios de Teresina, Parnaíba Picos, Floriano e Bom Jesus. Já o IFPI vai disponibilizar 2.105 vagas que serão distribuídas em 54 cursos na Capital e em outros 16 campi do interior do Estado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.