Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Estudo aponta que musculação previne câncer e morte prematura

Para ter uma boa saúde, não basta apenas correr ou caminhar, também é preciso trabalhar os músculos.

Um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, publicado no periódico científico American Journal of Epidemiology, aponta que fazer exercícios que trabalham os músculos, é fundamental para ter uma boa saúde e prevenir morte prematura e males como o câncer.

O levantamento foi feito com mais de 80 mil homens e mulheres que vivem no Reino Unido. Durante a pesquisa, notou-se que aqueles que costumam fazer atividades focadas nos músculos apresentam um risco 23% menor de morrer cedo por qualquer causa, além de uma probabilidade 31% mais baixa de falecer por câncer.

  • Foto: DivulgaçãoAcademiaAcademia

A pesquisa aponta ainda que não é só a musculação clássica, aquela que é feita com aparelhos, que promove essas vantagens. Exercícios que usam apenas o peso do corpo, como os praticados no treino funcional, são igualmente eficazes.

“Muitas pessoas se sentem intimidadas pelos custos e a cultura das academias. Então, é ótimo saber que qualquer um pode fazer exercícios de tríceps, abdominais, flexões ou afundos em casa e obter os mesmos benefícios”, analisa Emmanuel Stamatakis, principal autor do artigo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem exercícios de força duas vezes por semana e 150 minutos de atividades aeróbicas, ou seja, meia hora de caminhada por dia, de segunda a sexta.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.