Fechar
GP1

Volta Redonda - Rio de Janeiro

Ex-deputado federal piauiense Jofran Frejat morre aos 83 anos

Ele estava na UTI do Hospital Santa Lúcia, no Setor Hospitalar Sul, em Brasília, onde ficou cerca de 20 dias internado.

Morreu, na noite desta segunda-feira (23), em Brasília, o ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal do Distrito Federal, Jofran Frejat, aos 83 anos, vitimado por um câncer de pulmão. Formado em medicina, nasceu em Floriano numa família com muitos irmãos. O mais conhecido é José Frejat, que foi deputado federal pelo PDT do Rio de Janeiro e é pai do cantor Roberto Frejat.

Ele estava na UTI do Hospital Santa Lúcia, no Setor Hospitalar Sul, em Brasília, onde ficou cerca de 20 dias internado.

  • Foto: Reprodução/FacebookJofran FrejatJofran Frejat

Ele deixa esposa, quatros filhos e seis netos.

Luto
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou nesta segunda-feira (23/11) luto oficial de três dias pelo falecimento do médico. “Jofran Frejat é um exemplo que eu segui e espero continuar seguindo na vida pública. Para mim, sempre foi um modelo de político”, declarou Ibaneis, em nota oficial.

Trajetória

Jofran Frejat nasceu em 19 de maio de 1937, em Floriano, no Piauí. Ele chegou ao DF em 1963, logo após se formar em medicina, no Rio de Janeiro.

Na capital federal, foi quatro vezes secretário de Saúde – entre 1979 e 2002. Durante sua gestão, foram construídos ou inaugurados os hospitais regionais de Ceilândia (HRC), da Asa Norte (Hran), do Paranoá e o Hospital de Apoio.

Ele também foi o fundador da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

O político trabalhou ainda como diretor do Instituto Médico Legal (IML) e secretário-geral do Ministério da Previdência.

Em 1987 foi eleito pela primeira vez deputado federal, cargo que ocupou por cinco mandatos. Frejat iniciou a vida política no PFL (atual DEM) e passou também pelo PP, PPB e PTB, antes de se filiar ao PR, em 2007.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.