Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Falso delegado é preso novamente pelo GRECO em Teresina

De acordo com o delegado Tales Gomes, várias pessoas do GRECO desde o dia 12 de fevereiro, narrando que Afonso Soares também se apresentava como advogado, inclusive, as extorquiam.

O falso delegado Afonso Soares Brandão Júnior que havia sido detido em flagrante pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), no último dia 12 de fevereiro, foi preso novamente na manhã desta quinta-feira (27) em um condomínio na Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, durante o cumprimento de mandado de prisão sob suspeita dos crimes de estelionato e extorsão.

De acordo com o coordenador do GRECO, delegado Tales Gomes, várias pessoas procuraram a Polícia Civil desde o dia 12 de fevereiro, narrando que Afonso Soares também se apresentava como advogado, inclusive, as extorquiam.

  • Foto: Reprodução/WhatsAppAfonso Soares Brandão Júnior, falso delegadoAfonso Soares Brandão Júnior, falso delegado

“Após a prisão dele, foram envolvidas oito pessoas que procuraram o GRECO, indicando que haviam sido vítimas. Essas pessoas alegaram estelionato, na medida em que ele se apresentava como advogado e usava a sala da OAB do Tribunal de Justiça para recebê-las, para dar sensação de que era advogado. Ele recebia dinheiro para dar entrada em processos, que nunca eram iniciados na Justiça”, explicou o delegado Tales Gomes.

  • Foto: Liane Cardoso/GP1Delegado Tales GomesDelegado Tales Gomes

Ainda de acordo com o delegado Tales Gomes, outras vítimas que relataram que Afonso Soares chegou a entrar em suas residências se passando por policial com o fito de extorqui-las.

Afonso Soares Brandão Júnior foi encaminhado para a sede do GRECO, interrogado, e em seguida passará por audiência de custódia nesta sexta-feira (28).

Entenda o caso

Os policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) prenderam no final da manhã desta quarta-feira (12), na zona norte de Teresina, um homem identificado como Afonso Soares Brandão Júnior, suspeito de se passar por delegado da Polícia Civil do Piauí.

De acordo com o delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, Afonso Brandão foi preso em um condomínio de apartamentos na região da Santa Maria da Codipi. “Recebemos a informação que tinha um sujeito se passando por delegado em Teresina e até mesmo no interior do estado. Conseguimos identificar o sujeito e o local onde estava residindo. Tínhamos informação que ele usava arma de fogo e praticava crimes se passando por delegado. Após a identificação, da qualificação dele e do endereço representamos pela busca e apreensão e o juiz Luís Henrique [da Central de Inquéritos] prontamente concedeu o mandado. Chegamos ao apartamento e ele nos recebeu com uma pistola na cintura, mas não reagiu”, declarou.

Com ele foram encontrados vários documentos, armas de fogo e outros objetos que foram apreendidos durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. Dentre os documentos apreendidos estavam uma carteira falsa de delegado e um distintivo falsificado. De acordo com a Polícia Civil, Afonso Brandão já tem passagem na polícia por violência doméstica e roubo de carro.

Ainda segundo o delegado Tales, a informação preliminar é que Afonso Brandão se passava por delegado para intimidar as pessoas e praticar roubos. “As informações que nós temos é que ele fazia isso para poder chegar na pessoa, abordar e roubar, porque a vítima vendo que o sujeito é polícia não vai querer denunciar, com medo”, colocou o delegado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falso delegado é preso pelo Greco na zona norte de Teresina

Falso delegado preso pelo Greco é solto após pagar fiança

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.