Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Familiares de presos da Cadeia de Altos fazem manifestação em fórum

Em um dos momentos da manifestação, parentes se ajoelharam ao chão e rezaram.

Familiares dos detentos da Cadeia Pública de Altos (CPA) realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (25), em frente ao Fórum Cível e Criminal de Teresina, depois que o sistema penitenciário registrou a quinta morte de presos da CPA por suspeita de leptospirose.

Em um dos momentos da manifestação, parentes se ajoelharam ao chão e rezaram.

O detento Isac Gomes de Oliveira morreu por volta de 3h30 da madrugada desta segunda-feira (25) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Trata-se da quinta morte de presos da CPA em razão de infecções, supostamente, provocadas por água contaminada por urina de roedores.

As demais mortes tiveram início há pouco mais de 10 dias. Em 14 de maio, um detento de iniciais F. W. M. S morreu por conta de um quadro agudo de insuficiência renal, associado a septicemia e pneumonia. Cinco dias depois, no dia 19 de maio, um detento identificado como Martoniel Costa Oliveira, também morreu no HUT. Na última sexta-feira (22), Jeferson Linhares Silva faleceu no Hospital de Urgência de Teresina. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, aonde Robert Ozeas da Silva Pereira também veio a óbito nesse domingo (24).

Leptospirose

Um ofício emitido, na última quinta-feira (21), pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), assinado pelo promotor Paulo Rubens Parente Rebouças, da 2ª Promotoria de Justiça de Altos, revela que dois apenados foram detectados com Leptospirose e um com Hepatite A.

O promotor também informou que formalizou denúncia junto à ouvidoria do Ministério Público, para que as Promotorias de Saúde de Teresina adotem providências no sentido de garantir que as famílias dos detentos tenham acesso às informações junto ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), uma vez que houve relato de dificuldade de acesso dos familiares a notícias sobre o quadro clínico dos pacientes.

Denúncias de tortura

“Sobre as notícias de eventual tortura, as providências estão sendo adotadas no âmbito da 1ª Promotoria de Justiça de Altos que registrou notícia de fato e determinou a apuração de todos os fatos pela Delegacia de Direitos Humanos”, diz o ofício.

O que diz a Sejus

A Secretaria de Estado da Justiça informou que os resultados dos exames de alguns internos indicaram o diagnóstico de leptospirose e hepatite, contudo, está refazendo os exames de todos os internos para que se chegue ao diagnóstico geral e preciso da atual situação dos apenados da Cadeia Pública de Altos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Morre quinto detento da Cadeia Pública de Altos com infecção

Morre no HUT quarto detento da Cadeia de Altos com quadro infeccioso

Mais de 20 detentos da Cadeia de Altos estão internados em Teresina

Detentos da Cadeia de Altos dão entrada em hospital com mordidas de ratos

Detento da Cadeia Pública de Altos morre no HUT; 2º caso em 6 dias

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.