Fechar
GP1

Piauí

FIEPI divulga pesquisa que aponta crescimento na atividade industrial

Segundo presidente da FIEPI, Zé Filho, o aumento da produção industrial no final do ano já era esperado, pois é nesse período que aumenta o consumo.

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da pesquisa Sondagem Industrial realizada no mês de novembro com dados referentes ao mês de outubro em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os resultados das indústrias extrativas e de transformação no mês de outubro de 2020 têm mostrado números mais otimistas que os registrados no mês de setembro.

Segundo presidente da FIEPI, Zé Filho, o aumento da produção industrial no final do ano já era esperado, pois é nesse período que aumenta o consumo. “Apesar do ano de 2020 ter sido atípico por conda da pandemia do novo coronavirus é esperado neste final de ano um comportamento da indústria igual ao de anos anteriores, onde a indústria precisa aumentar a produção para atender as demandas sazonais”, explicou Zé Filho.

O volume de produção das indústrias piauienses em relação ao mês anterior, no critério “Estabilidade”, apresentou um percentual de 45%, índice superior aos 36,5% de setembro, chegando a ultrapassar o registrado na região Nordeste, que foi de 40,7% no mesmo período.

O nível de utilização da capacidade instalada em relação ao usual (UCI) neste mês foi 51,7% igual ao usual. Em setembro este percentual foi de 49,2%. No Nordeste o índice foi 52,3%, mostrando que a indústria local vem crescendo o nível de produção em índices próximos ao da região nordeste após a retomada das atividades.

O diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto, explica que outro indicador importante para indústria é relativo ao número de empregados. “Em relação à evolução do número de empregados, o indicador apontou um tímido aumento, de 12,7% em setembro para 15% em outubro, enquanto no Nordeste o aumento no número de empregados foi de 20%. Chama a atenção a queda no número de empregados que era de 17,5% em setembro, diminuindo significativamente para 6,7% neste mês de outubro. O melhor cenário se apresenta na estabilidade dos empregos, que passou de 66,7% em setembro para 78,3% em outubro, percentual superior ao do Nordeste que foi de 68,6%", pontuou.

A estabilidade no número de empregados só apresentou índices semelhantes em outubro de 2019 (78,4%) e novembro de 2019 (78,2%), quando a indústria ainda não estava passando pelos efeitos da pandemia.

O estoque de produtos finais em relação ao planejado/desejado apresentou índice inferior ao do mês passado. Se em setembro, o percentual era 34,9% iguais ao planejado, em outubro foi de 28,3%. Este percentual se distancia do Nordeste, que apresentou 41,5%. É de se considerar que 38,3% das indústrias sondadas não operam com estoques de produtos finais. Outro fator que tem contribuído para esse percentual de 28,3% é a dificuldade das indústrias na obtenção da matéria-prima, situação que deve melhorar em 2021.

Perspectivas para os próximos seis meses

As perspectivas para os próximos 6 meses são otimistas. Se a expectativa pela demanda por produtos é de 44,4% no Nordeste, o otimismo da indústria Estadual salta para 56,7%.

No caso do indicador de expectativa de aumento no número de empregados, esse índice passou de 14,3% (setembro) para 10% (outubro). Embora tenha havido uma redução na expectativa de novas contratações, este dado não é muito relevante se olharmos que o cenário atual de estabilidade no número de empregados para o mês de outubro atingiu um bom percentual (78,3%).

A perspectiva de aumento nas compras de matéria-prima para os próximos 6 meses no mês de outubro foi de 51,7%, superior ao mês de setembro que foi de 47,6%, patamares que continuam superior ao do Nordeste, que foi de 39% em outubro. Essa crescente expectativa de compras de matéria-prima reforça a dificuldade das indústrias piauienses em obter os insumos para produção/transformação dos seus produtos devido a escassez de oferta de insumos/matéria-prima ocasionada pela pandemia e pelas restrições impostas.

Para os próximos 6 meses a intenção de investimentos das indústrias pesquisadas ainda é tímida. Apenas 33,3% responderam “sim, provavelmente”, no mês de outubro, percentual inferior a setembro que foi de 36,5%. Isso reflete o receio do setor na intenção de investir num futuro próximo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FIEPI realiza primeira pesquisa de Sondagem da Construção Civil

FIEPI realiza nova pesquisa que indica recuperação no setor industrial

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.