Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino decreta luto de três dias após morte de Maria da Inglaterra

“Merece estar no rol dos grandes artistas brasileiros. Não apenas pelo talento, mas especialmente pela sua batalha na valorização da cultura mais genuína", escreveu.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) divulgou nesta sexta-feira (8) nota de pesar pelo falecimento da cantora e compositora Maria da Inglaterra e decretou luto de três dias na capital. A cantora faleceu aos 81 anos nesta quinta-feira (7) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde estava internada com problema renal crônico.

“Teresina perde um ícone da cultura popular e da fibra da mulher na luta por aquilo que ama. Maria da Inglaterra enfrentou todas as circunstâncias da adversidade. Mesmo assim compôs milhares de músicas que revelam a riqueza do nosso povo”, escreveu Firmino Filho.

A post shared by Firmino Filho (@firminosfilho) on

Firmino avaliou ainda que a artista piauiense merece estar no rol de grandes artistas brasileiros e destacou a incansável batalha de Maria da Inglaterra de mostrar seu trabalho e sobreviver de música. O prefeito disse que a trajetória de Maria “representa o que temos de mais verdadeiro”.

“Merece estar no rol dos grandes artistas brasileiros. Não apenas pelo talento, mas especialmente pela sua batalha na valorização da cultura mais genuína; que nasce do dia a dia da simplicidade e da valorização dos saberes populares. Sua trajetória representa o que temos de mais verdadeiro e por isso decretamos três dias de luto na cidade. Em nome dos teresinenses, abraço a família e os amigos nesse momento de muita tristeza”, finalizou.

Perfil

Na nota de pesar divulgada pela Prefeitura de Teresina, a Fundação Monsenhor Chaves relembrou a trajetória de Maria da Inglaterra, que iniciou sua carrera em 1973 e ficou nacionalmente conhecida por seu sucesso 'O peru rodou'. Maria da Inglaterra foi homenageada pelo programa Domingão do Faustão. Veja nota na íntegra abaixo:

Maria Luiza dos Santos e Silva virou cantora aos 26 anos. Em 1973, na primeira vez que subiu em um palco, Maria da Inglaterra foi campeã do Festival Universitário, realizado no Teatro de Arena, em Teresina, com a música “O Peru Rodou”. Na década de 1980 participou do projeto Pixinguinha, no Rio de Janeiro. Em 2010, a cantora foi homenageada no Dia Internacional da Mulher pelo programa Domingão do Faustão.

Quando completou 77 anos, Maria da Inglaterra teve a carreira contada em um DVD. O projeto "Maria entre amigos" apresentou releituras de suas composições feitas por músicos do Piauí. Daniel Hulk, Roraima, Rosinha Amorim, Wanda Queiroz, Soraya Castello Branco, Iracema Teles, Luciana Nunes, Gonzaga Lu, Nadedja Leal, Chagas Moura e Duda Li participaram do projeto. Aos 79 anos, Maria da Inglaterra ganhou uma homenagem de amigos e virou história em quadrinhos.

A Prefeitura de Teresina e a Fundação Monsenhor Chaves emitiram nota de pesar se solidarizando com familiares e amigos, ratificando, principalmente, o agradecimento pela dedicação e exemplo de Maria da Inglaterra.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cantora Maria da Inglaterra morre aos 81 anos em Teresina

“Perdemos um ícone”, diz Wellington Dias sobre Maria da Inglaterra

Amigos pedem ajuda financeira para cantora Maria da Inglaterra

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.