Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino diz que será aplicado protocolo internacional com venezuelanos

O prefeito afirmou que já foi feito contato com os imigrantes e que o Ministério da Cidadania já está ciente da situação.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) afirmou nessa quarta-feira (5) que a Prefeitura de Teresina está aplicando o protocolo internacional para atender os venezuelanos que chegaram na capital. Quase 80 imigrantes estão na capital piauiense. O primeiro grupo chegou no dia 12 de maio e o segundo no dia 28.

O prefeito afirmou que já foi feito contato com os imigrantes e que o Ministério da Cidadania já está ciente da situação e uma reunião será realizada nessa quinta-feira (6) com representantes do ministério para tratar sobre o caso.

  • Foto: Helio Alef/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“Nós já temos um contato inicial. Na semana passada estivemos no Ministério da Cidadania, que tem um setor que cuida dos imigrantes no Brasil, especialmente nessa questão da Venezuela. Amanhã teremos a presença de um técnico do ministério para tratar em relação aos imigrantes”, explicou.

O prefeito afirmou que está sendo aplicado o protocolo internacional de atendimento aos venezuelanos, que estão passando por várias cidades brasileiras em busca de ajuda.

“Existe todo um protocolo já consolidado, aplicado em outras cidades, onde esse fluxo migratório já chegou. No caso daqui, os imigrantes são de origem indígena, nômades, entraram lá por Roraima, passaram por Manaus, Belém, Santarém, São Luís e agora estão aqui em Teresina e eventualmente vão se deslocar para outras cidades e é necessário que aqui em Teresina a gente cumpra o protocolo internacional que foi adotado nas outras capitais. Dar assistência a essas famílias, principalmente as crianças, dentro das diretrizes sociais”, disse o prefeito.

Crise na Venezuela

A crise na Venezuela chegou a uma situação alarmante. São várias as pessoas que deixam o país diariamente. A escassez de alimentos e os altos custos dos produtos são só alguns dos problemas enfrentados pelos venezuelanos.

Para se ter uma ideia, um quilo de queijo pode chegar a custar um salário mínimo. Dados da última Pesquisa sobre Condições de Vida, realizada por várias universidades da Venezuela, em 2017, apontou que 64% dos venezuelanos haviam perdido aproximadamente 11 kg de peso em um ano.

Hoje, 48% da população vive em condições de pobreza e a capital Caracas se tornou uma das mais violentas do país. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita do país caiu mais de 35 % entre 2013 e 2017 e a hiperinflação chegou em 1.350.000 % no ano passado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Audiência discute situação de venezuelanos em abrigos de Teresina

Firmino Filho trata da situação dos imigrantes venezuelanos

Mais 28 venezuelanos chegam a Teresina e ocupam Praça Saraiva

Crise na Venezuela obrigou 3,7 milhões a deixarem o país, diz ONU

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.