Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho decreta estado de emergência devido ao coronavírus

"A gente tem que chamar atenção para esse momento que estamos decretando estado de emergência em saúde pública. A Fundação Municipal de Saúde passa a executar seu plano contingencial", disse

Lucas Dias/GP1 1 / 12 Firmino fala sobre medidas para combater o coronavírus em Teresina Firmino fala sobre medidas para combater o coronavírus em Teresina
Lucas Dias/GP1 2 / 12 Firmino Filho fala sobre o combate ao coronavírus em Teresina Firmino Filho fala sobre o combate ao coronavírus em Teresina
Lucas Dias/GP1 3 / 12 Firmino Filho durante coletiva de imprensa sobre o coronavírus Firmino Filho durante coletiva de imprensa sobre o coronavírus
Lucas Dias/GP1 4 / 12 Firmino Filho Firmino Filho
Lucas Dias/GP1 5 / 12 Rodrigo Martins Rodrigo Martins
Lucas Dias/GP1 6 / 12 Luiz Lobão Luiz Lobão
Lucas Dias/GP1 7 / 12 Kleber Montezuma Kleber Montezuma
Lucas Dias/GP1 8 / 12 Manoel de Moura Neto Manoel de Moura Neto
Lucas Dias/GP1 9 / 12 Coletiva sobre medidas para combater o coronavírus em Teresina Coletiva sobre medidas para combater o coronavírus em Teresina
Lucas Dias/GP1 10 / 12 Reunião acontece no Palácio da Cidade Reunião acontece no Palácio da Cidade
Lucas Dias/GP1 11 / 12 Amparo Salmito Amparo Salmito
Lucas Dias/GP1 12 / 12 Kledson Batista Kledson Batista

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decretou estado de emergência em saúde pública por conta da pandemia de coronavírus. O chefe do executivo municipal repassou a informação durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (17), no Palácio da Cidade e, na mesma ocasião, disse que mesmo sem casos confirmados na Capital, estados próximos já foram afetados pelo problema.

“Não existe ainda nenhum caso confirmado aqui, mas em cidades próximas, já tem confirmações. Para confirmar aqui é só uma questão de tempo. A gente tem que chamar atenção para esse momento que estamos decretando estado de emergência em saúde pública. A Fundação Municipal de Saúde passa a executar seu plano contingencial de acordo com os parâmetros estabelecidos pela política nacional. Precisamos tomar consciência de que estamos entrando em um momento de grande turbulência”, alertou Firmino.

O prefeito ainda destacou o impacto do coronavírus na economia. “Essa pandemia se espalha por toda economia do planeta, enfim, nenhum setor da nossa vida vai ficar incólume nos próximos meses. Por isso, é necessário que a gente tenha uma comunicação correta e precisa nesse momento”, ponderou Firmino.

FMS

O GP1 também conversou com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel de Moura Neto e ele garantiu que todas as ações que estão ao alcance da Prefeitura já começaram a serem adotadas.

“A Fundação Municipal de Saúde está reestruturando todas as áreas. A área da atenção básica, que é por onde devem entrar os pacientes pelas Unidades Básicas de Saúde. Atenção especializada que são os hospitais. Está tudo sendo encaminhado para que a gente possa enfrentar sem muitos sobressaltos. É sério, mas todas as providências ao nosso alcance estão sendo adotadas”, afirmou Manoel de Moura.

A gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, falou sobre o uso das máscaras. “É mais para proteger o profissional de saúde e o doente. Doente quando chega a gente já coloca uma máscara nele. Quando a gente sabe que vai para casa, para observação, recomendamos que tenha a máscara para ser usada, o paciente vai para um isolamento familiar, o que representa 90% dos casos. Isolamento domiciliar”, explicou Amparo.

Atenção Básica

Gerente de Atenção Básica, Cleriston falou sobre a dinâmica de atendimento nesse período de turbulência. “Nesse momento de pandemia, quando chegar, as pessoas escalonadas. Vão ser várias pessoas, simultaneamente e essa procura serão simultâneas nas UBS, quanto hospitalar. Então, para diluir, porque todo mundo de uma vez só teremos um problema de sobrecarga no sistema de saúde. Além, do plano de contingência a atenção básica. Atenção básica é aquela que funciona nas Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família”, explicou Cleriston.

Ele citou as Unidades Básicas de Saúde que funcionarão em horários estendidos e também aos sábados. “Já funcionam: Portal da Alegria e Irmã Dulce. Elas abrem de segunda a sexta, agora também abrirão aos sábados. Passarão a funcionar aos sábados também as UBSs do bairro Todos os Santos, Novo Horizonte, Dagmar Mazza, Poti Velho e Santa Maria da Codipi. Além do Taquari, Planalto Uruguai e Cidade Jardim”, falou Cleriston.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho vai suspender aulas da rede municipal devido ao coronavírus

Coronavírus: servidores da Saúde do Piauí podem ter férias suspensas

Piauí não tem casos confirmados de coronavírus, diz Sesapi

Alepi suspende sessões solenes e audiências devido ao coronavírus

Wellington pede que fake news sobre coronavírus sejam investigadas

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.