Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho diz que houve queda na taxa de transmissão da covid-19

“A doença não desapareceu, mas continua menos intensa. Nós realizamos mais testes e a sondagem mostrou que esse número variou, mas estamos mesmo na faixa de queda com R0 de 0,66%”, disse o pr

O prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou, na manhã desta quarta-feira (22), os dados da 14ª etapa da pesquisa de investigação sorológica feita em Teresina, realizada entre os dias 17 e 19 de julho. A sondagem, que avalia a evolução do novo coronavírus, mostrou que a Capital possui 201.768 casos subnotificados, o que representa 23,33%. Oficialmente, esse número é de 12.120, ou seja, 17 vezes menor do que o revelado na pesquisa.

Firmino Filho falou ainda que o índice de transmissibilidade do coronavírus, o chamado R0 (R Zero), caiu para 0,66. Taxa bem inferior se comparada com a mostrada na sonagem passada, que foi de 1,14.

“A doença não desapareceu, mas continua menos intensa. Nós realizamos mais testes e a sondagem mostrou que esse número variou, mas estamos mesmo na faixa de queda com R0 de 0,66%. A evolução dos positivados mostra uma queda de 7% com relação ao dado da pesquisa anterior que era de 217.163. Esses 201.168 positivados, representam uma subnotificação de 17% em relação aos 12.120 positivados oficiais. A subnotificação apresentou uma queda”, destacou ele.

  • Foto: Alef Leão/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Óbitos

O chefe do executivo teresinense também se pronunciou sobre o aumento do número de óbitos provocados pela covid-19. Segundo Firmino, se esse aumento se mantiver, a segunda etapa de reabertura da economia será revista.

“Tínhamos duas semanas de queda e houve um aumento no número de óbitos. Não bate com os outros dados que temos como síndromes gripais, que teve queda. Precisamos esperar para saber se teve outro fator. Vamos esperar os outros dados. Se não houver regressão, a reabertura será revista”, advertiu Firmino.

Leitos UTI covid-19

O prefeito disse que cresceu a ocupação de leitos de UTI covid-19, mas esclareceu que nos últimos 5 dias teve uma leve tendência de queda. “Hoje Teresina conta com 273 leitos ocupados, o que representa 77,29% em termos percentuais”, contou ele. Quando somados os leitos de UTI para covid-19 das redes de saúde pública e privada, totalizaram 318 ocupados (76,73%).

“Por isso temos que ficar alerta porque pode ocorrer um repique [novos casos]. Ou ainda precisamos ficar alerta ao pico da doença no interior, pois a previsão é que isso aconteça entre final de julho e início de agosto. Teresina precisa estar atenta a isso”, ponderou o chefe do Palácio da Cidade.

Manter isolamento

Firmino Filho afirmou ainda que espera contar com a conscientização por parte da população para manter o isolamento social, mesmo com a retomada gradual das atividades na Capital.

“É preciso conscientização nesse processo de transição, de diminuição da doença e retomada das atividades. A doença ainda não desapareceu, tem que ter respeito ao distanciamento social. Avançamos muito, mas não vencemos a batalha ainda. Por isso, temos que ter cuidado e refletirmos sobre a velocidade dessa abertura. São 4 fases da abertura, dessas apenas a primeira foi cumprida”, disse Firmino.

Lockdown no fim de semana

Sobre o fechamento de algumas atividades, inclusive as consideradas essenciais aos finais de semana, Firmino disse que vai ser analisado esta semana, se a medida também será mantida.

“O fechamento [aos fins de semana] tem sido bem sucedido. Entendemos que a abertura tem que ser mais regrada, mais lenta. Ter atenção ao processo de desarme. Se essa semana não tivermos melhoras, vamos ter que congelar esse processo de abertura economia”, ameaçou ele.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho diz que coronavírus está perdendo força em Teresina

Covid-19: Firmino Filho vai apresentar dados de pesquisa sorológica

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.