Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho publica vídeo e mostra como se faz coleta seletiva de lixo

O prefeito iniciou o vídeo alertando sobre a grande quantidade de lixo que é produzida diariamente e destacou a necessidade da população começar a trabalhar no sentido de fazer a coleta de li

Nesse domingo (02) o prefeito Firmino Filho (PSDB) publicou um vídeo, nas suas redes sociais, onde mostra como faz a coleta seletiva de lixo na sua residência e incentiva o teresinense a fazer mudanças nesse sentido.

O prefeito iniciou o vídeo alertando sobre a grande quantidade de lixo que é produzida diariamente e destacou a necessidade da população começar a trabalhar no sentido de fazer a coleta de lixo. Em Teresina, apenas 3% do lixo é reciclado.

“O lixo não é um problema só da casa da gente, mas da cidade como um todo. Só para se ter ideia, cada teresinense gera em média 750 gramas de lixo por dia. Em um ano, cada teresinense gera 250 kg de lixo. É fundamental que a gente possa reduzir e reutilizar esse material, que possa reciclar, então cada um de nós tem essa responsabilidade de buscar reciclar essa parte do lixo que é gerado por nós”, disse o prefeito.

Cada teresinense gera por ano cerca de 250 kg de lixo. Imagina isso multiplicado por toda nossa população! A separação para reciclagem é uma medida simples e que ajuda a cidade a lidar com esse problema de forma muito mais respeitosa com o meio ambiente. Aqui em casa eu sou o responsável em fazer a separação do lixo todos os domingos. Ao contrário do que muita gente pensa, não é um processo trabalhoso. Exige um certo cuidado e critério, mas pode ser feito rapidamente. Decidi gravar esse vídeo para estimular quem tem vontade e não sabe como fazer. Se você ainda tem dúvidas, na internet existem muitas informações que podem ajudar. Existem vários postos de coleta espalhados pela cidade. Importante é começar. Faz aí e depois me diz!

Posted by Firmino Filho on Sunday, February 2, 2020

Firmino então decidiu mostrar como faz a reciclagem na sua residência. O prefeito de Teresina disse que a sua casa possui uma lixeira específica para todo lixo que pode ser reciclado, como metais, vidro, papel, papelão e plástico. Durante toda a semana o que pode ser reciclado é colocado nessa lixeira e no domingo ele faz a separação entre cada titpo. Já na segunda-feira ele vai em um dos pontos de coleta seletiva que é disponibilizado pela prefeitura na capital, e faz a destinação dos materiais.

“No domingo eu tenho a missão de pegar o depósito branco, retirar o saco e fazer a separação dos vários tipos. Os plásticos de um lado, papelão de outro, tem o vidro, então você acaba percebendo que na semana só tem dois tipos mais presentes, que é o plástico e também muito papel e papelão. O vidro bem menos, normalmente quando tem alguma festa de aniversário, e metal muito pouco. Depois de separar, deixo guardado e na segunda-feira, passo na praça da Nossa Senhora de Fátima que tem um depósito”, explicou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.