Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho suspende prazos tributários por 60 dias em Teresina

A prefeitura adotou essa medida devido a pandemia de coronavírus que provocou o isolamento social de todos os teresinenses.

Devido a pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) decidiu suspender por 60 dias, a contar de 19 de março de 2020, os prazos previstos na legislação tributária para reclamações contra lançamentos de tributos e impugnações de autos de infração.

Ficarão suspensos pelo mesmo período, os prazos relativos aos pedidos de reconsideração em face do indeferimento, pela administração tributária, de pedido de restituição de tributo ou penalidades, bem como o reexame, recurso voluntário, pedido de esclarecimento e cumprimento de exigências de processos administrativos relativos a tributos.

Procedimentos administrativos

Até o dia 29 de maio deste ano, também ficarão suspensos os seguintes procedimentos administrativos: notificação de lançamento de débito na modalidade de cobrança de créditos tributários já constituídos ou denunciados pelo sujeito passivo e o cancelamento de parcelamento em atraso referente a crédito tributário.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

Os prazos de validade das Certidões Conjuntas Negativas de Débitos Municipais e da Dívida Ativa do Município, bem como das Certidões Conjuntas Positivas com Efeito de Negativas de Débitos Municipais e da Dívida Ativa do Município, serão prorrogados até o dia 29 de maio do corrente ano.

O decreto estabelece ainda que, para os processos protocolados até o dia 29 de maio, excepcionalmente, serão aceitas, para fins probatórios, as certidões emitidas por Cartórios de Registro de Imóveis até 24 meses antes de sua apresentação à administração tributária.

Também serão aceitas, independente da data de sua emissão, as certidões que apontem titularidade idêntica à constante do cadastro do IPTU na data de sua apresentação, sem prejuízo da possibilidade de a autoridade fiscal, em caso de dúvida, exigir certidão mais recente.

Nota fiscal eletrônica

Excepcionalmente, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) emitida com a informação “mês de competência” março de 2020, poderá ser cancelada pelo emitente, por meio eletrônico, até 29 de maio, sem a necessidade de requerimento formalizado perante a Secretaria Municipal de Finanças (Semf) do Município.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Firmino pede que deputados cobrem agilidade ao Governo Federal

Wellington e Firmino vão discutir demandas da Saúde com bancada federal

Covid-19: decretos de Wellington Dias e Firmino Filho entram em vigor

Coronavírus: Firmino alerta para aumento de mortes em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.