Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho vai à Justiça para barrar abertura total de serviços da saúde

Prefeito lembrou que o Maranhão autorizou o retorno de algumas atividades comerciais e disse que, naturalmente, pacientes do estado vizinho irão recorrer à saúde de Teresina para tratamento.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) informou que vai recorrer à Justiça para impedir a reabertura total dos atendimentos de saúde de Teresina, o chamado Polo de Saúde. Para ele, a reativação sem restrições, pode pôr em risco todas as ações desenvolvidas até esse momento para barrar a disseminação da Covid-19.

Firmino lembrou que o Maranhão autorizou o retorno de algumas atividades comerciais e disse que, naturalmente, pacientes do estado vizinho irão recorrer à saúde de Teresina para tratamento. “Recorremos à Justiça contra a reabertura do polo de saúde da nossa cidade. Isso pode prejudicar todas as medidas adotadas [para evitar a proliferação da Covid-19]. Dos 179 leitos de UTIs ocupados, 126 são com pacientes de Teresina, 40 de outros municípios do Estado e 13 pacientes do Maranhão”, exemplificou o prefeito.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

O prefeito concedeu essas declarações durante a 7ª etapa da pesquisa de investigação sorológica, realizada entre os dias 29 e 31 de maio na Capital para acompanhar a evolução da Covid-19. A sondagem revelou que 30.788 do total de positivados para a Covid-19 são infectantes, portanto, estão com o vírus ativo e podem transmitir a doença.

Na fase intermediária encontram-se 30.703 pessoas, que estão imunizadas ou desenvolvendo a imunidade, e outras 10.551 estão imunes à doença. De acordo com Firmino Filho, a pesquisa mostrou que a quantidade de positivados é 42 vezes maior que os 1.771 casos confirmados oficialmente pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no domingo anterior à pesquisa.

“No período de um mês e meio a quantidade de pessoas infectadas na cidade foi multiplicada por 14,8. Passamos de 4.843 casos em abril para 72.042 pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 na cidade”, explicou o prefeito.

“Nesta etapa da sondagem foi observado um crescimento de 44% no número de casos positivados em relação à sexta etapa, onde foram atestadas 49.988 pessoas. A quantidade de infectantes, que está com vírus ativo e ainda não desenvolveu a imunidade, continua crescendo. Na quarta etapa tínhamos 5.794 e agora passou para 30.788, maas a boa notícia é que houve uma queda na evolução da doença. Aparentemente não estamos mais no crescimento exponencial, ou seja, eventualmente estamos nos aproximando do platô do pico, da estabilidade”, analisou Firmino.

Faixa etária

Quanto a faixa etária, pessoas com idade entre 25 a 34 anos lideram entre os positivados e representam 21%. Os jovens entre 15 e 24 anos e 25 a 34 anos apresentaram a mesma porcentagem e estão com 18% dos casos, cada. Nas pessoas com idade entre 45 a 54 anos o índice de positivados está em 14%. Em seguida, com 13%, estão as crianças e adolescentes nas faixas de 0 a 14 anos. Já nas idades entre 55 a 69 a taxa está em 12% e os maiores de 70 anos figuram entre os 3% dos casos atestados positivos.

“Em relação à faixa etária acontece um fenômeno reverso. No começo eram os jovens adultos que estavam numa maior proporção. Agora são os mais velhos, o que aumenta o risco e é mais preocupante”, avaliou Firmino.

Polo de Saúde

Na última sexta-feira (29/05), o desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí, deferiu em parte medida liminar em agravo do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI), suspendendo os efeitos de dispositivos do decreto do prefeito Firmino Filho (PSDB), de nº 19.741, que dispõe sobre a autorização do funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviços de saúde em Teresina.

Na decisão o desembargador decidiu pela retirada das seguintes restrições: 50% de ocupação da capacidade física do estabelecimento; funcionamento apenas de segunda a quinta-feira, de 14h às 18h; cada especialidade médica funcionando apenas 2 dias por semana de modo presencial; e a proibição de qualquer tipo de prestação de serviço para não residentes do Estado do Piauí.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TJ retira restrições para retorno dos atendimentos de saúde em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.