Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino proíbe que pacientes de outros estados sejam atendidos em Teresina

A proibição foi publicada no Decreto Municipal Nº 19.741, que estabelece medidas para permitir a retomada do funcionamento dos estabelecimentos de saúde.

O prefeito Firmino Filho assinou um decreto proibindo o atendimento na rede de saúde de Teresina a pessoas que não sejam do Piauí. Tal decisão levou em conta o fato de que grande parte dos pacientes atendidos aqui são de outros estados, sobretudo do Maranhão. O GP1 apurou que a maioria dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais da capital são ocupados por cidadãos que não residem no Piauí.

A proibição foi publicada no Decreto Municipal Nº 19.741, que estabelece medidas para permitir a retomada do funcionamento dos estabelecimentos de saúde. “Fica proibido qualquer tipo de prestação de serviço para não residentes do Estado do Piauí, excetuando-se os pacientes regulados pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde”, diz o documento. Para que sejam atendidas, as pessoas deverão comprovar residência no estado do Piauí.

De acordo com Fernando Said, secretário Municipal de Governo de Teresina, o atendimento a pessoas de outros estados só será realizado mediante determinação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Todo e qualquer atendimento será só pelo sistema de regulação, do SUS, todo e qualquer paciente que vem pra cá tem que vir regulado pelo SUS. Isso quer dizer que [Teresina] não vai atender ninguém que não seja daqui, que não seja pelo sistema de regulação do SUS”, explicou Said.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fernando SaidFernando Said

Para Fernando Said, tal medida se fez necessária, mediante a situação delicada em virtude da pandemia de coronavírus (covid-19). “Uma pessoa de Timon, lá ele tem atendimento, tem a rede pública e privada do Maranhão, mas se vem uma regulação dizendo que lá não está tendo [condições de atender], aí ele pode ser atendido aqui. Porque senão, todo mundo vai entrar aqui para ser atendido, e 40% dos atendimentos feitos em Teresina 40% são de pessoas do Maranhão, na rede de saúde pública”, colocou.

O secretário alertou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Teresina vem aumentando diariamente. “O nível de ocupação dos leitos de Teresina está chegando em um momento preocupante, até porque a gente não consegue achar respiradores, equipamentos, então, a ideia é deixar só quem for regulado pelo sistema, ou um caso de urgência e emergência, se a pessoa chegar aqui morrendo, ninguém vai deixar de atender”, ressaltou.

Atendimentos a pessoas do Maranhão

No último sábado (09), o prefeito Firmino Filho havia informado que 85 pacientes com suspeita de coronavírus (covid-19) já tinham sido atendidos na capital. Desse número, 45 já tiveram diagnóstico confirmado para a doença. Tal cenário levou a Prefeitura a proibir o atendimento a cidadãos que não sejam do Piauí.

Taxa de ocupação de UTIs

De acordo com o painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), atualizado nesta segunda-feira (11), dos 158 leitos de UTIs dedicados a casos de covid-19 em Teresina, 83 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 52,5%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piauí possui 49 mortes e 1.443 casos confirmados de coronavírus

Covid-19: Firmino libera clínicas e laboratórios para funcionamento

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.