Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fiscais da SDU derrubam barracos na zona sul de Teresina

Policiais militares da RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) foram solicitados para darem apoio à ação.

Lucas Dias/GP1 1 / 9 Terra Prometida Terra Prometida
Lucas Dias/GP1 2 / 9 Materiais de construção Materiais de construção
Lucas Dias/GP1 3 / 9 Documento Documento
Lucas Dias/GP1 4 / 9 Destruição dos barracos Destruição dos barracos
Lucas Dias/GP1 5 / 9 Desapropriação Desapropriação
Lucas Dias/GP1 6 / 9 Porta de uma das casas Porta de uma das casas
Lucas Dias/GP1 7 / 9 Casas demolidas Casas demolidas
Lucas Dias/GP1 8 / 9 A Polícia Militar esteve no local A Polícia Militar esteve no local
Lucas Dias/GP1 9 / 9 Francisca das Chagas Francisca das Chagas

Na manhã desta quinta-feira (15), fiscais da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU-SUL) estiveram no terreno conhecido como “Terra Prometida”, para derrubar cerca de 20 barracos. O local está situado na rua Panamá, no bairro Catarina, zona Sul de Teresina. Policiais militares do BPRone (Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais) foram solicitados para darem apoio à ação.

Segundo uma das moradoras e membro do Movimento de Moradia, Francisca das Chagas, o local é de propriedade da União. “Eles chegaram aqui e derrubaram as casas, serraram as madeiras, colocaram num caminhão e levaram a madeira que a gente tinha comprado. Em seguida, veio essa empresa de segurança particular também ficar no terreno, então vamos resistir. Eles orientaram que a gente não pode edificar porque a propriedade é privada, mas temos o documento mostrando que é pública, então vamos permanecer aqui”, afirmou.

De acordo com outra moradora, Maria Benta, não havia ordem de despejo. “Nós estamos com o documento na mão que comprova que esse terreno é da União, mas eles não quiseram nem ver, chegaram logo derrubando e não mostraram nenhum documento com ordem de despejo”, complementou.

Entenda o caso

No dia 25 de fevereiro deste ano, cerca de 150 famílias foram despejadas das próprias residências que foram construídas na “Terra Prometida”. Segundo os moradores, a ordem partiu de um empresário do ramo imobiliário, identificado por Cícero Linhares.

Ainda conforme a moradora Francisca das Chagas, em novembro, a Prefeitura Municipal chegou a fazer um cadastro de moradias para cerca de 30 famílias, mas até o momento nenhuma família foi visitada ou recebeu assistência. O local prometido para novas casas foi na região do Santa Maria da Codipi.

Outro lado

Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Teresina, nesta manhã (15), o GP1 foi informado que o município não é responsável pela desapropriação, que quem faz é a Polícia Militar com ordem judicial, quando é propriedade privada onde o dono pede reintegração de posse ou quando é da União, ou seja, público.

O comandante da Rone, o major Nilmarcos Basílio, explicou que uma viatura foi até o local para cumprir uma solicitação do coronel Marcos David, que é coordenador de Assistência Militar da prefeitura. “Foi enviado um ofício para a gente solicitando a presença de uma guarnição nessa região, para fazer o apoio de fiscais da SDU-SUL. Não se trata de reintegração de posse, não foi nada nesse sentido, e a polícia nem estava lá para coagir. Sobre ser propriedade privada ou pública, eu não sei detalhes, apenas cumpri a solicitação”, afirmou.

A assessoria da SDU-SUL justificou que o local é área pública e que invasão não é permitido por lei. Esclareceu também que não houve reintegração de posse, apenas que os ocupantes não podem permanecer em um terreno público, que os mesmos devem procurar os caminhos legais. 

O empresário citado não foi localizado para comentar o assunto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.