Fechar
GP1

Piauí

Flávio Júnior quer atendimento prioritário para pessoas com diabetes

Sendo aprovado, vai ser encaminhado ao governador Wellington Dias (PT) que decidirá se irá sancionar ou não.

O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que tem como objetivo garantir prioridade no atendimento às pessoas portadoras de diabetes nos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no Piauí.

O projeto será analisado nas comissões técnicas da Alepi e se for aprovado segue para votação no plenário. Sendo aprovado, vai ser encaminhado ao governador Wellington Dias (PT) que decidirá se irá sancionar ou não.

  • Foto: Alef Leão/GP1Flávio Nogueira JuniorFlávio Nogueira Junior

Na justificativa para a provação da proposta, o deputado Flávio Júnior afirmou que o diabetes é responsável por complicações, como a doença cardiovascular, a diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputações dos membros inferiores.

“De acordo com o relato de alguns pacientes portadores de diabetes na cidade de Teresina, em todos os laboratórios e clínicas que fazem exames não há uma preocupação com o horário de realização do procedimento, principalmente nas clínicas que fazem ultrassons que precisam ser em caráter de regime total. Alguns chegam a passar por uma situação de hipoglicemia por ter que aguardar muitas vezes até 10 horas da manhã e ainda estar na fila de exame, sem ter ingerido alimentação alguma. Ademais, vale ressaltar também o longo período de espera nas instituições financeiras, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais”, afirmou o deputado.

Flávio Júnior explicou que “o atendimento prioritário aos diabéticos deverá acontecer da mesma forma como já acontece com outros grupos prioritários como idosos gestantes e deficientes. O paciente deverá a presentar laudo médico comprovando que possui diabetes para poder ter direito ao tratamento prioritário”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.