Fechar
GP1

Política

Florentino apresenta relatório de compra de passagens para pacientes

De acordo com o documento, nos últimos seis meses o Estado efetuou a compra de mais de 1.300 passagens aéreas, que custaram um valor superior a R$ 3,4 milhões.

O secretário de Governo Osmar Júnior e o secretário de Saúde Florentino Neto foram até a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (19) apresentar um relatório sobre as passagens aéreas custeadas pelo Governo do Estado para pacientes que precisam fazer tratamento de saúde fora do estado.

O relatório foi entregue para o presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB). De acordo com o documento, nos últimos seis meses o Estado efetuou a compra de mais de 1.300 passagens aéreas, que custaram um valor superior a R$ 3,4 milhões.

  • Foto: AcomOsmar Júnior, Themístocles Filho e Florentino NetoOsmar Júnior, Themístocles Filho e Florentino Neto

Na semana passada circulou a informação de que o paciente renal crônico José Gomes havia perdido a possibilidade de realizar um transplante em Fortaleze por falta de passagens. Osmar Júnior negou que tenha sido omissão do Governo.

“Há poucos dias foi noticiado que um paciente teria deixado de fazer um transplante por falta de um bilhete, o que não era verdade. O bilhete foi emitido, a companhia aérea não tinha vaga. Ela era obrigada a transportá-lo, mas não o fez. Mas o governo, ele está cumprindo sua missão”, afirmou.

Florentino Neto frisou que o Governo do Estado garante passagens tanto aéreas quanto terrestres para os pacientes que precisam de tratamento médico. “Está aqui o relatório onde evidenciamos para a Assembleia Legislativa a aquisição nos últimos seis meses de 1.353 passagens aéreas, garantindo transportes para pacientes e seus acompanhantes do Piauí para vários destinos no Brasil”, explanou Florentino.

Ao ser questionado se o Estado vai processar a companhia aérea, que segundo Osmar Júnior, se recusou a levar o paciente, Florentino disse que a área jurídica está fazendo uma análise para decidir se vai entrar com uma ação judicial.

“Na verdade, no horário em que fomos comunicados da disponibilidade, da possibilidade do transplante em Fortaleza, não conseguimos mais bilhetes nas companhias aéreas. Nós estamos com a nossa área jurídica fazendo toda uma análise dessa situação para que a gente tome as providências cabíveis. O importante é evidenciar é que nós garantimos tratamento fora do domicílio para todos os usuários do SUS que necessitam”, disse Florentino.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.