Fechar
GP1

Saúde

Florentino Neto diz que Sesapi ultrapassou metas de cirurgias

Em janeiro o Ministério da Saúde vai publicar uma nova portaria divulgando as diretrizes dos mutirões.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ultrapassou a meta prevista do número de cirurgias feitas nos mutirões em 2019, segundo informações do secretário Florentino Neto. Até dia 19 de dezembro, foram realizadas 6.963 cirurgias em regime de mutirão, um total 39,2% superior à meta de 5 mil procedimentos. Todas as macrorregiões foram assistidas na ação que envolveu 18 unidades hospitalares.

A cada mês, o número de procedimentos feitos nos hospitais durante os mutirões aumentava. Ao todo, foram realizadas 2.413 cirurgias de catarata enquanto as cirurgias pediátricas, ortopédicas e gerais somam 4.560 procedimentos.

  • Foto: Alef Leão/GP1Florentino NetoFlorentino Neto

O secretário Florentino Neto avalia o resultado do ano como muito positivo. “Com os mutirões, nós conseguimos reduzir as filas, tanto nos hospitais do interior, quanto da capital. São pessoas que estavam à espera de uma cirurgia e, com a realização do mutirão, puderam ser atendidas no hospital próximo de onde moram, o que proporciona mais comodidade a esses pacientes”, descreve.

Os mutirões são regulados pela portaria 1.299 de 25 de maio de 2017. As cirurgias são feitas com pactuação, acompanhadas online pelo Ministério Público e as comissões de saúde. “O andamento da fila de atendimento é transparente e acompanhada de forma digital. Em 2020, queremos trazer para o Piauí cirurgias de ponta que vão poder ser feitas em regime de mutirão”, adianta o Florentino.

Em janeiro o Ministério da Saúde vai publicar uma nova portaria divulgando as diretrizes dos mutirões. Segundo o secretário, serão estabelecidas metas a cada mês e uma meta geral do ano. “A ideia é que nossos hospitais regionais e da capital possam atender o piauiense com mais celeridade, com mais qualidade, melhor serviço e com mais humanidade”, finaliza o gestor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.