Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS confirma quarto caso de Febre do Nilo em Teresina

O Piauí registrou os únicos casos de febre do Nilo Ocidental que ocorreram em toda a história do Brasil. A quarta paciente, teve um quadro de encefalite e inflamação do sistema nervoso.

Nesta terça-feira (15), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), confirmou o quarto caso da doença febre do Nilo Ocidental, no estado do Piauí. O caso trata-se de uma paciente do sexo feminino que teve um quadro de encefalite e inflamação do sistema nervoso.

O Piauí registrou os três únicos casos de febre do Nilo Ocidental que ocorreram em toda a história do Brasil. Dois dos casos aconteceram no município de Picos, que fica situado a 300 km de Teresina e o outro em Piripiri, onde ocorreu o óbito de uma idosa de 71 anos.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), em anos anteriores a vítima apresentou sintomas da doença e morreu no ano de 2017, por causa do agravamento da doença, desde então, a equipe da Secretaria de Saúde iniciou os exames e comprovou que a morte da idosa foi devido a doença, sendo o primeiro óbito do Brasil por Febre do Nilo.

A FMS, ao longo de cinco anos, já investigou quase 400 casos suspeitos de Febre do Nilo na Capital. De 2014 a 2019 foram um total de 399 casos suspeitos internados em Teresina, desse número, 319 casos foram descartados, 35 apresentaram resultados indeterminados e 42 permanecem sendo investigados pela equipe de saúde.

Todos os casos que chegam à Capital com suspeita da Febre do Nilo, passam pelo protocolo de investigação que é estabelecido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Doença

A febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral causada pela transmissão do mosquito Culex, que é o mosquito comum. É uma arbovirose, semelhante a dengue, zika e a chikungunya. Não existe tratamento disponível ainda para os casos leves e moderados, então o paciente fica em repouso e com reposição de líquidos. Em casos graves da doença, possui a necessidade de acompanhamento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sintomas

Os sintomas comuns da Febre do Nilo são: febre aguda, que pode ser acompanhada de mal-estar; distúrbio alimentar; náusea; vômito, dor nos olhos; dor de cabeça; dor muscular; manchas vermelhas na pele e nódulos atrás da orelha.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FMS já investigou 399 casos suspeitos de Febre do Nilo em Teresina

Sesapi confirma morte de idosa por Febre do Nilo Ocidental

Piauí registra únicos casos de febre do Nilo na história do país

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.