Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS divulga locais de prevenção ao suicídio em Teresina

Já em casos de urgência psiquiátrica, como surto psicótico ou tentativa de suicídio, a população pode acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) ou ir até o Hospital Areolino

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), que coordena o Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio, divulgou na sexta-feira (14), os locais que contribuem com a prevenção e posvenção do suicídio para que pessoas com ideações suicidas e familiares saibam onde buscar tratamento gratuito na capital piauiense. Além da rede do SUS, existem organizações filantrópicas que oferecem o serviço.

A FMS mantém em Teresina o PROVIDA, um ambulatório especializado e que fica localizado no Centro de Saúde Lineu Araújo, no centro sul da cidade. Além do PROVIDA, existem sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que possuem equipe multiprofissional e acolhem pessoas com transtornos mentais severos.

Já em casos de urgência psiquiátrica, como surto psicótico ou tentativa de suicídio, a população pode acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), através do 192, ou ir até o Hospital Areolino de Abreu, que possui psiquiatras 24 horas e é referência em atendimento de urgência psiquiátrica.

O suicídio

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídios estão relacionados a transtornos mentais, que podem ser prevenidos e tratados. Além disso, uma vez informada sobre o tema, a população pode contribuir com a diminuição dos fatores de risco e com o aumento dos fatores de proteção.

A OMS também recomenda que se fale sobre estatísticas, a importância da saúde mental, que as doenças mentais têm tratamento, além de informar amplamente locais que fornecem ajuda.

Organizações filantrópicas que contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina:

1. Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone: 188 (disponibiliza linha telefônica para conversa amiga);

2. Centro Débora Mesquita (CDM) – Telefone: (86)99827-3343/ 98894-5742 (faz palestra sobre doenças mentais e suicídio, fornece atendimento psicológico e tem grupo destinado às pessoas que perderam um ente querido por suicídio);

3. Grupo Contato Apoio Contato e Esperança (GRACE) – Telefone: (86)3237-0077/3237-0202 (disponibiliza linha telefônica para conversa amiga, atende presencialmente na sede e também faz visita domiciliar).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.