Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS pede que grupos vulneráveis ao coronavírus fiquem em casa

Entre esses grupos mais vulneráveis e suscetíveis, estão: idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica, quem tem doença respiratória crônica, quem tem doença cardiova

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina conclama os grupos mais vulneráveis à Covid-19 a ficarem em casa. Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde apontam que alguns grupos e faixas da população são mais suscetíveis à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Entre esses grupos mais vulneráveis e suscetíveis, estão: idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica, quem tem doença respiratória crônica, quem tem doença cardiovascular. “Pessoas mais velhas ou com essas enfermidades podem ficar mais expostas e ter complicações decorrentes da Covid-19. O melhor é evitar contágio fazendo o distanciamento social destas pessoas. Fiquem em casa e evitem visitas”, diz Kledson Batista, Diretor de Atenção Básica da FMS.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Fundação Municipal de SaúdeFundação Municipal de Saúde

A covid-19 é assintomática em 86% dos casos. Isso significa que a maioria das pessoas infectadas sequer sabe que está doente, que dirá ser diagnosticada. Essa característica dificulta a contenção da doença, pois se o infectado não é diagnosticado, não é possível isola-lo e ele irá espalhar o problema sem nem saber disso.

Diante disso, a única forma de reduzir o risco de infecção é manter distância de outras pessoas. E é exatamente esse o significado de distanciamento social: ficar longe o suficiente de outras pessoas para que o coronavírus – ou qualquer patógeno – não possa se espalhar. É por isso que estabelecimentos, escolas e universidades foram fechados e eventos acabaram cancelados.

O Ministério da Saúde recomenda manter uma distância de 2 metros de distância de outras pessoas. Mas isso nem sempre é possível. De qualquer forma, a distância segura, segundo especialistas em saúde é de, no mínimo, 1,5 metro. É importante respeitar essa orientação porque o coronavírus não é transmitido pelo ar, mas pelo contato com gotículas expelidas por um indivíduo contaminado e essa distância mínima é a necessária para que você não seja atingido por possíveis gotículas que saem da boca da pessoa quando ela fala, por exemplo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.