Teresina - PI

FMS recebeu mais de 46 mil vacinas para o mês de julho em Teresina

Os medicamentos correspondem ao valor de R$ 776.879,34 e foram recebidos nesta segunda-feira (08) pela Rede de Frio Municipal.

Davi Fernandes
Teresina
08/07/2019 19h24 - atualizado 12/07/2019 11h22

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforçou o estoque das salas de vacinas de Teresina durante o mês de julho com o recebimento de 46.500 novas doses, contemplando todas as vacinas exigidas pelo Calendário Nacional de Imunização. Os medicamentos correspondem ao valor de R$ 776.879,34 e foram recebidos nesta segunda-feira (08) pela Rede de Frio Municipal.

Conforme a diretoria de Vigilância e Saúde da FMS, o estoque garante o abastecimento de todas as 104 salas de vacinas do município neste mês de julho, que serão distribuídas de acordo com a demanda de cada unidade.

As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as enfermidades causadas por esses microrganismos.

Além da prevenção, a vacinação pode também erradicar doenças, como é o caso da poliomielite, que não existe mais no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

A falta de imunização pode provocar o ressurgimento de doenças tidas como erradicadas no Brasil, como o sarampo, que tem se mostrado uma ameaça mundial.

Mais conteúdo sobre: