Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS registra 47 casos de meningite e descarta surto em Teresina

A vacinação contra meningite para bloqueio só é indicada em situações em que há surto e dependendo do agente causador.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou mais de 40 casos de meningite em Teresina entre os meses de janeiro e setembro deste ano e descarta que possa ocorrer um surto da doença na Capital do estado.

Conforme a FMS, a meningite é caracterizada pela inflamação das membranas do cérebro e pode ser causada por fungos, vírus ou bactérias. Quando tem origem bacteriana ou viral, a doença provoca sintomas como febre, dor de cabeça, vômito e rigidez do pescoço. Pode surgir ainda mal-estar, confusão mental e aumento de sensibilidade à luz. Em casos de bebês, os sintomas podem ser difíceis de serem percebidos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fundação Municipal de SaúdeFundação Municipal de Saúde

Ainda segundo a FMS, após constatação dos sintomas, a população pode se dirigir aos estabelecimentos de saúde para receber atendimento médico. Para prevenir doenças em geral, como a meningite, a população deve manter o seu cartão de vacinação atualizado.

A vacinação contra meningite para bloqueio só é indicada em situações em que há surto e dependendo do agente causador.

Na rede pública de saúde, há vacina que protege contra alguns tipos de meningite e está disponível para bebês e adolescentes. Como no caso da meningocócica tipo C, disponível gratuitamente para bebês de 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. Os adolescentes entre 11 e 14 anos também devem receber a dose única.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.