Fechar
GP1

Piauí

Franzé nega que salários de servidores serão afetados por projeto

O secretário ainda negou qualquer comparação entre o projeto apresentado pelo governador Wellington Dias (PT) e o do presidente Michel Temer (PMDB), que limita o teto dos gastos públicos em 2

Em entrevista ao GP1 na sexta-feira (16), o secretário estadual de Administração e Previdência, Franzé Silva, negou que os salários dos servidores serão prejudicados com o projeto de lei que foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) que cria um Novo Regime Fiscal e limita os gastos públicos dos poderes estaduais por 10 anos.

O secretário ainda disse que o projeto apresentado pelo governador Wellington Dias (PT) é diferente do apresentado pelo presidente Michel Temer (PMDB), que limita o teto dos gastos públicos em 20 anos. Ele afirmou que o objetivo é poder diminuir os gastos para sobrar mais dinheiro para a realização de investimentos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Franzé SilvaFranzé Silva

“Na realidade tivemos um foco em limitar as despesas em 90% da receita corrente líquida e isso vai fazer com que a gente sempre tenha preocupação em ter 10% da receita para investimentos. Diferentemente da União, do governo federal, que está preocupado em fazer redução de despesas para direcionar para o pagamento de juros, amortização de dívidas, esse não é nosso caso. Trabalho desde o início do governo na situação de equilíbrio dos gatos públicos e estamos agora com o foco nos recursos, para poder investir na população”, explicou.

Sobre como isso irá impactar nos salários dos servidores, ele negou qualquer possibilidade do projeto de Regime Fiscal prejudicar os salários, pois foi encaminhado outro projeto, que irá garantir o reajuste linear. Ele ainda fez críticas e afirmou que o governo não irá fazer mudanças previdenciárias como as que estão sendo realizadas pelo governo federal.

“Em relação ao aumento da alíquota previdenciário, o governador prontamente, para não prejudicar os servidores, encaminhou uma mensagem fazendo um reajuste linear no mesmo percentual do que vai ser alterado na contribuição previdenciária, a lógica do governador é que o servidor não seja prejudicado, diferentemente do que está sendo proposto no governo federal, onde a alíquota previdenciária está sendo alterada e isso cria um problema de redução de poder aquisitivo do servidor e trabalhador. Então o governador tem essa preocupação de manter o poder de compra dos servidores, mas sem perdas, e também a questão de não seguirmos a redução e tempo de aposentadoria para mulheres, principalmente, pois entendemos que seria um sacrifício para o trabalhador público. Então estamos compensando com a mensagem que cria esse reajuste linear para os servidores, para que ele  não tenha prejuízo financeiro”, finalizou o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.