Fechar
GP1

Mundo

Fumaças de incêndios na Amazônia chegam ao Uruguai

Ministério de Saúde Pública divulgou comunicado para alertar sobre os riscos provocados pela fumaça dos incêndios florestais.

Os uruguaios foram surpreendidos nesta terça-feira, 27, por uma forte neblina que cobriu o céu do país, um fenômeno provocado pela chegada da fumaça dos incêndios que se alastram por áreas de Floresta Amazônica em vários países da região, especialmente nos territórios de Brasil e Bolívia.

A presença da fumaça gerada pelos incêndios na Amazônia foi confirmada pelo técnico-chefe do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), Néstor Santayana, que disse à imprensa local que o material está em uma altitude considerável na atmosfera, não perto do solo.

Diante da preocupação da população, o Ministério de Saúde Pública do Uruguai divulgou um comunicado para alertar os uruguaios sobre os riscos provocados pela fumaça dos incêndios florestais. O órgão informou, porém, que nenhum incidente relacionado ao fenômeno foi registrado no país até o momento.

Entre os problemas que a presença da fumaça pode causar, o governo do Uruguai destacou uma possível irritação do sistema respiratório e o agravamento de doenças cardíacas e doenças pulmonares crônicas. Os sintomas imediatos informados são tosse, ardência nos olhos, dor no peito, dor de cabeça, ataques de asma, cansaço e ritmo cardíaco acelarado.

"Inclusive pessoas saudáveis podem ficar doentes se houver uma quantidade suficiente de fumaça no ar", disse o ministério, em nota.

As imagens da Amazônia em chamas ganharam os jornais de todo o mundo e colocaram sob xeque as políticas ambientais do governo de Jair Bolsonaro, que foi criticado por várias lideranças europeias, em especial o presidente da França, Emmanuel Macron, pela situação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.