Fechar
GP1

Piauí

Gabinete Itinerante do TJ-PI fez despacho de 15 mil processos em 2019

O projeto caracteriza-se por ser um órgão de apoio às atividades judiciais de 1ª instância, vinculado à Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça para auxiliar na prestação jurisdicional.

O Gabinete Itinerante (GABITI) do Tribunal de Justiça do Piauí finalizou 2019 com cerca de 15 mil processos minutados, sendo cerca de 4.117 sentenças, além de aproximadamente 400 baixas. O projeto caracteriza-se por ser um órgão de apoio às atividades judiciais de 1ª instância, vinculado à Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça para auxiliar na prestação jurisdicional.

O GABITI atendeu 19 unidades judiciárias, na Capital e no interior do estado. Em Teresina, as varas atendidas foram: 1ª Vara Criminal, 4ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, 5ª Vara de Família, 6ª Vara Cível, 5ª Vara Cível e Criminal (Maria da Penha) e as seis varas de família/sucessões de Teresina no Mutirão do DNA (Projeto Eu Tenho Pai). No interior, o Juizado Especial Cível e Criminal de Paulistana e as Varas Únicas de São Pedro, Simões, Altos, Luís Correia, São Miguel do Tapuio, Pedro II e Gilbués foram as unidades que receberam o projeto.

Lorran Bastos, coordenador do projeto, avalia o trabalho realizado: “O Gabinete Itinerante chegou ao término do ano de 2019 com um resultado importante em relação às metas estabelecidas no começo desta gestão. Milhares de processos foram minutados, sendo mais de 4 mil sentenças, o que representa um expressivo número. Sabemos a importância que esse trabalho representa para a sociedade, tendo em vista que as unidades atendidas necessitavam de apoio especial e que muitos dos processos analisados estavam paralisados há um grande lapso temporal”.

As unidades atendidas pelo GABITI foram analisadas previamente nas correições, que fizeram o levantamento de dados estatísticos processuais, além das situações peculiares dos gabinetes nas variadas unidades judiciárias do estado, de forma a proporcionar um direcionamento mais coeso das atividades do órgão de apoio.

Para o juiz da Vara Única da Comarca de Pedro II, o trabalho do Gabinete Itinerante merece todo o reconhecimento. “Realmente temos muito o que elogiar o brilhante trabalho do Gabinete Itinerante. Com um acervo de cerca de nove mil processos, havia um acúmulo de feitos aguardando despachos, decisões ou sentenças. A equipe deu andamento a um número considerável de ações, ultrapassando 1.500, além de orientar e treinar o pessoal do nosso gabinete em novas rotinas, que darão maior agilidade no futuro. Ou seja, não é uma ação pontual, mas um trabalho que traz benefícios permanentes à Justiça e a todos os jurisdicionados. Uma iniciativa brilhante da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí”, destacou Dr. Kildary Louchard de Oliveira Costa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.