Fechar
GP1

Política

Gessivaldo Isaías quer mais segurança na contratação de empréstimos

O projeto determina que seja exigida a apresentação de documento pessoal do acompanhante no ato de contratação de crédito, para que os dados sejam registrados.

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto do deputado Gessivaldo Isaías (PRB), que dispõe sobre procedimento de segurança na contratação de crédito direto ou consignado para idosos, pensionistas e aposentados.

O projeto determina que seja exigida a apresentação de documento pessoal do acompanhante no ato de contratação de crédito, para que os dados sejam registrados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Gessivaldo IsaíasGessivaldo Isaías

No caso de descumprimento, o estabelecimento infrator vai receber uma advertência quando for a primeira autuação, uma aplicação de multa na segunda atuação, que pode ir de R$ 1 mil e R$ 10 mil.

“A medida geraria uma proteção maior ao idoso no caso de fraudes e golpes durante a contratação do empréstimo, tendo em vista que os casos de pensionistas e de aposentados vítimas de golpes de empréstimos crescem assustadoramente em todo o país. Por muitas vezes, os golpistas envolvem as vítimas de tal maneira e convencimento, que comparecem junto às instituições de crédito, para realizar a operação financeira, mas após a concessão do crédito, simplesmente desaparecem, deixando as vítimas em situação de miséria”, destacou o deputado em sua justificativa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.