Fechar
GP1

Piauí

Gessivaldo Isaías quer treinamento para pais de recém-nascidos

A proposta ainda precisa ser analisada nas comissões técnicas, mas ela estabelece que as orientações e o treinamento devem ser ministrados antes da alta do recém-nascido.

O deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que determina que hospitais e maternidades do Estado do Piauí ofereçam aos pais ou responsáveis de recém-nascidos, orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.

A proposta ainda precisa ser analisada nas comissões técnicas, mas ela estabelece que as orientações e o treinamento devem ser ministrados antes da alta do recém-nascido. Ficam os pais ou responsáveis pelo recém-nascido decidir se aceitam ou não o treinamento oferecido.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Gessivaldo IsaíasGessivaldo Isaías

“Para salvar centenas de vidas, basta muitas vezes a divulgação adequada de informações. Dicas simples como a posição do bebê durante o sono e a distribuição espacial dos utensílios no quarto podem evitar fatalidades. E para dar publicidade a esses conhecimentos vitais, não é necessária uma formação complexa”, afirmou o parlamentar na justificativa para aprovação da proposta.

Gessivaldo Isaías ainda informou que a principal causa de morte de crianças de zero a um ano no Brasil é a sufocação. Só em 2016 foram 626 óbitos.

“Com a aprovação da presente propositura estaremos contribuindo para a proteção dos recém-nascidos, atendendo a necessidade de orientação e esclarecimento, colaborando assim com a diminuição dessas ocorrências. Com a assistência imediata podemos fazer a diferença entre a vida e morte”, destacou o deputado estadual.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.