Política

Gessivaldo quer gratuidade em ônibus intermunicipais para cardíacos

De acordo com sua justificativa, o projeto possui como objetivo facilitar o acesso à saúde e proteger o direto à vida da população que necessita de tratamento contínuo.

Wanessa Gommes
Teresina
06/08/2020 20h01

O deputado estadual Gessivaldo Isaías apresentou, na terça-feira (04), na Assembleia Legislativa do Piauí, projeto de lei que dispõe sobre a concessão de passagem intermunicipal gratuita aos portadores de doenças renais e cardíacas crônicas, hemofilia, câncer, aids, no estado. O texto foi lido na sessão dessa quarta-feira (05).

De acordo com sua justificativa, o projeto possui como objetivo facilitar o acesso à saúde e proteger o direto à vida da população que necessita de tratamento contínuo, além de destacar que muitas pessoas sofrem com ausência de possibilidade de tratamento na sua localidade, tendo que se deslocar constantemente para outros municípios visando atendimento na rede de saúde.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Gessivaldo IsaíasGessivaldo Isaías

“Um dos grandes motivos da falta de adesão a tratamentos é a dificuldade de acesso da população aos centros de diagnósticos, de tratamento e de especialização, dificultado pelo número insuficiente de unidades ou por estarem fora do alcance geográfico dos pacientes”, afirmou o deputado no projeto.

Segundo o texto do projeto, a gratuidade estabelecida também será estendida a um acompanhante quando comprovada sua necessidade, através de laudo médico.

Também deverá ser disponibilizado um mínimo de três vagas em cada veículo das linhas intermunicipais correspondentes.