Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Google lança nova ferramenta contra notícias falsas no Brasil

O recurso aparece em artigos na aba de notícias do Google, no app Google Notícias, e auxilia os usuários a identificar reportagens com informações verdadeiras.

O Google lançou nessa quarta-feira (15) o selo de checagem de fatos no Brasil, uma nova fermenta que irá ajudar no combate à notícias falsas. O recurso aparece em artigos na aba de notícias do Google, no app Google Notícias, e auxilia os usuários a identificar reportagens com informações verdadeiras.

Chamado em outros países de “fact check” (algo como “checar o fato”), a novidade foi anunciada em outubro do ano passado e desde então estava disponível somente nos Estados Unidos e Reino Unido. A partir de agora, o novo recurso chega ao países da América Latina com parcerias no Brasil, México e Argentina.

De acordo com o G1, a empresa se juntou com as páginas Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública, já conhecidas por checar se as informações que circulam na mídia são verdadeiras. Os artigos desses sites irão aparecer nas buscas do Google com o selo "verificação de fatos".

Em nota, Richard Gringas, vice-presidente da divisão de notícias do Google ressalta a importância do novo recurso. "A checagem de fatos se firmou como uma área importante do jornalismo nos últimos anos dentro de veículos tradicionais e startups de mídia, que trabalham para averiguar a veracidade de informações sobre mitos urbanos, política, saúde e até a própria imprensa", diz.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.