Fechar
GP1

Saúde

Governador Wellington Dias inaugura obras no Sul do Piauí

Lagoa do Barro e São João do Piauí receberam recursos para a realização de importantes obras.

O governador Wellington Dias esteve nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí e São João do Piauí, durante todo este sábado (17), cumprindo agenda de visitas e inaugurações de equipamentos públicos importantes para a população. Obras que irão trazer qualidade de vida como abastecimento d’água e mobilidade urbana. O chefe do executivo foi acompanhado por gestores e lideranças locais.

No Povoado Sete Lagoas, localizado no município de Lagoa do Barro, o governador deu por inaugurado o Sistema de Abastecimento d’água do Programa Água Doce (PAD), uma obra do Emater em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O primeiro sistema de dessalinização na comunidade prevê o atendimento de pelo menos 50 famílias. O sistema de abastecimento d’água com poços profundos no semiárido cristalino piauiense transforma água salobra em água potável, prevenindo doenças renais e pressão alta, prolongando a vida das pessoas e melhorando o IDH da comunidade.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington Dias em visita no Sul do PiauíWellington Dias em visita no Sul do Piauí


Em Lagoa do Barro, estão sendo investidos R$1.116.000,00 com a implantação de nove sistemas nas comunidades Sete Lagoas, Assentamento Latada, Mimoso, Sitio do Meio, Santa Teresa, Manguinha, Malhadinha, Cacimbas, Vaquejador e Cercado Velho.

Para o prefeito Gilson Nunes, esta foi uma agenda propositiva com muitos resultados. “Entregamos para a sociedade algo que estamos construindo desde o início do mandato, com a elaboração de projetos, licitando, contratando. Agora, estou muito feliz com todas essas parcerias com o Governo do Estado e nossos parlamentares que estão tornando tudo isso realidade. Ficamos felizes com o anúncio de que teremos um Samu que é importante para o nosso município”, antecipou, referindo-se à implantação de um Samu na cidade

O governador visitou as obras urbanização do rio Gameleira que estão sendo realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e inaugurou a pavimentação poliédrica de várias ruas de Lagoa do Barro. Ele prestigiou ainda o desenlace da fita inaugural de construção do prédio da Secretaria de Saúde que será realizada pela prefeitura; a inauguração da Praça de Eventos; a inauguração da Praça da Igreja; inauguração do Sistema de Abastecimento de Água do Conjunto Habitacional João E. Coelho e a implantação da iluminação do estádio de futebol João Dias Neto.

Dias autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) a tomar as providências necessárias para a recuperação de 50km de asfalto na rodovia entre o município de Queimada Nova e o Posto Fiscal Pipoca. Autorizou ainda a ampliação do sistema de fornecimento de água que deve ser realizado pela Agespisa.

São João do Piauí

Em São João do Piauí, a comitiva visitou as obras de construção do prédio do CER II, uma ação da Secretaria de Saúde (Sesapi) e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). "Estudos feitos aqui nessa região nos mostraram que há uma alta incidência de casos de pessoas com deficiência visual e motora, por essa razão vamos implantar este centro de reabilitação que vai oferecer serviços que são disponibilizados apenas em Teresina, evitando o deslocamento dessas famílias para Teresina. Vamos ter laboratórios, salas de fisioterapia, academias, ou seja, um conjunto de ações que ajudam na recuperação dessas pessoas e que, com certeza, vai fazer uma enorme diferença na política para a pessoa com deficiência", avaliou Wellington Dias.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo reforçou que os serviços estarão mais próximos da população. "Vamos ter atendimentos nas áreas da deficiência visual e fisico-motora. Aquelas pessoas que precisam de uma prótese ocular que antes teriam que ir a Teresina ou qualquer outro grande centro, poderão receber aqui. Aquelas que precisam fazer um tratamento de reabilitação na área física terão esse suporte nesse centro. Todos os municípios que compreendem essa região serão beneficiados com esse equipamento público que vai mudar a qualidade de vida dos piauienses", disse.

Em São João do Piauí, o governador ainda deu por inauguradas as obras de pavimentação poliédrica das ruas Secundina Sousa, Estan Amorim e Vila Nova. A ação foi realizada pela Secretaria das Cidades (Secid) com um investimento de R$ 727.748,62. Por meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), foi descerrada a placa inaugural de reforma e ampliação do Complexo Esportivo de São João do Piauí.

O prefeito Gil Carlos ressaltou a importância das obras para a cidade de São João do Piauí. "É um dia de muita alegria receber o governador para a entrega de obras tão importantes para o município e para o Território da Serra da Capivara", relatou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.