Fechar
GP1

Piauí

Governador Wellington Dias lança Novo Currículo para Educação do Piauí

A solenidade contou ainda com a participação do Consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor José Henrique Paim e do superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Perei

Na manhã desta quarta-feira (7), durante videoconferência, o governador Wellington Dias e o secretário de Educação Ellen Gera realizaram o lançamento do II Ciclo de Formação 2020/2021 do Currículo do Piauí para a Educação Infantil e Ensino Fundamental do Piauí. A solenidade contou ainda com a participação do Consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor José Henrique Paim; do superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira e da coordenadora de Formação Continuada de Professores, Mirna Araújo.

A partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), o Estado do Piauí, seguindo as diretrizes do Guia de Implementação da BNCC, constituiu Comissões de Governança e Execução, responsáveis pela discussão, construção e implantação do novo currículo para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado em regime de colaboração com as redes municipal, estadual e privada, as quais têm contribuído com o processo de discussão das novas bases educacionais propostas pela BNCC.

“O Piauí prioriza a educação porque é o grande alicerce para o desenvolvimento. O que hoje conseguimos é algo extraordinário. Os municípios foram diretamente apoiados pelo Estado na construção da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica, que abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Agora, o desafio é unificar também o Ensino Médio. Estamos falando de (uma parceria entre) setor público e setor privado para garantir que tenhamos, com isso, mais igualdade. Vamos trabalhar, a partir de agora, na implantação da BNCC em todo o Piauí, além de outros investimentos na educação para manter esse ritmo de bons resultados. O Piauí está, hoje, entre os melhores do Brasil e acredito que vamos seguir nessa direção e, com isso, criar espaço de oportunidades por meio da educação”, disse o governador Wellington Dias.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera tratou-se de um momento importante para o Piauí. “Nos orgulhamos de hoje termos um currículo comum entre Estado e Municípios na Educação e Ensino Fundamental, que nós chamamos de Currículo do Piauí. Neste momento, estamos trabalhamos a formação dos professores que irão atuar na sala de aula. Serão mais de 25 mil profissionais da educação que serão formados pelas equipes da Secretaria Estadual de Educação com o apoio da Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é que a gente possa, com o currículo homologado pelo Conselho Estadual de Educação, levar este currículo para a sala de aula, chegando em quem mais importa que é o nosso estudante. O currículo permite uma maior integração entre as escolas municipais e estaduais, fica mais fácil para o estudante transitar entre uma rede e outra sem sentir muito a diferença, inclusive na rede particular, com um currículo unificado”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ellen GeraEllen Gera

Durante a videoconferência, o superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira, apresentou o currículo elaborado e explicou como foi o processo de elaboração que acontece desde 2018. “O Currículo do Piauí foi construído e pensado de maneira que todos possam se sentir representados (redes municipais e estadual) e saibam qual foi e será a sua contribuição nessa caminhada desafiadora. Esperamos que este currículo seja vivenciado por toda a Comunidade Escolar e que colabore efetivamente com o avanço sustentável da Educação do Piauí”, disse.

Em sua fala, o consultor da FGV, José Henrique Paim parabenizou o Piauí pelos resultados do Ideb e reforçou a contribuição da Fundação Getúlio Vargas no processo de elaboração do currículo. “Quero primeiro parabenizar o Estado pelos resultados no Ideb e dizer que o estado, de fato, é uma referência no país porque, até pouco tempo atrás, tínhamos poucos resultados que possuíam destaque nacional e, hoje, estamos ampliando esse leque. O Piauí é um desses estados que vêm fazendo um trabalho excepcional e duas características em termo de gestão educacional chamam atenção no Piauí: primeiro, uma gestão voltada para a aprendizagem, o esforço que o Estado, por meio da Secretaria de Educação, tem feito para que cada vez mais se tenha uma cultura de acompanhamento no âmbito da secretaria é muito importante. Isso demonstra que os resultados não são resultados que estão acontecendo por acaso. Na verdade, há um esforço grande nesse sentido. O segundo aspecto envolve uma visão sistêmica da educação, ou seja, a Seduc pensa não só a educação da rede estadual, mas a educação do estado como um todo. Nesse sentido, o que estamos vendo hoje é justamente esse esforço, no sentido de estabelecer uma melhoria cada vez maior do regime de colaboração e a construção desse currículo é uma demonstração desse esforço todo”, disse.

Durante a solenidade, os redatores do novo currículo foram homenageados pelo indispensável papel na construção do documento. “Esse currículo é um marco para a educação do Piauí, que é o nosso primeiro, que torna nosso estado igual a todos os estados do Brasil em relação às aprendizagens comuns. E o que a nossa equipe regionalizou essas técnicas focando nas necessidades do nosso estudante”, explicou a supervisora de gestão e redatora de Inglês, Gabriela Oliveira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias anuncia internet gratuita para 96 cidades do Piauí

Wellington Dias anuncia unidade do Corpo de Bombeiros na Ceasa

Wellington Dias anuncia nove leitos de UTI no hospital de Bom Jesus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.