Fechar
GP1

Política

Governador Wellington Dias se reúne com deputados da base

Entre os assuntos discutidos no encontro está a polêmica envolvendo auditoria realizada por técnicos do TCE que apontou irregularidades em empréstimo com a Caixa Econômica Federal.

No final da tarde desta terça-feira (20), o governador Wellington Dias (PT) se reuniu com os deputados estaduais da base governista. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak e teve a participação dos deputados João de Deus (PT), João Mádison (MDB), Janainna Marques (PTB), Liziê Coelho (PTB), Hélio Isaías (Progressistas), Nerinho (PTB), Cícero Magalhães (PT), Flora Izabel (PT), Fábio Novo (PT), Evaldo Gomes (PTC), Belê Medeiros (Progressistas), entre outros.

  • Foto: Jorge BastosWellington se reúne com deputados da base governistaWellington se reúne com deputados da base governista

A reunião começou por volta das 16h e só se encerrou às 19h. Entre os assuntos discutidos no encontro está o afastamento de alguns secretários que retornam para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e também a polêmica envolvendo auditoria realizada por técnicos da Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual (DFAE) do Tribunal de Contas do Estado que apontou o descumprimento do Contrato de Empréstimo firmado entre o Governo do Piauí e a Caixa Econômica Federal, pela não aplicação do total dos recursos nas obras previstas e transferências irregulares de valores para a Conta Única do Tesouro Estadual. O TCE apontou que teria ocorrido desvio de finalidade na aplicação dos recursos da primeira parcela no valor R$ 307.904.923,84 milhões.

O líder do governo na Assembleia, o deputado João de Deus, explicou que a bancada queria esclarecer alguns pontos com o governador e pegar mais informações sobre o empréstimo, já que é um assunto que tem sido bastante questionado pela oposição.

“Nós conversamos sobre vários assuntos, principalmente sobre empréstimo, porque os deputados querem as informações e o governo também detém elas, como a prestação de contas, então essa foi a tônica principal da nossa conversa. No entanto, nós conversamos também sobre o retorno dos deputados que são secretários, que devem estar retornando dia 8. Também conversamos sobre outras questões de interesse do estado e essa relação com a Assembleia com os projetos e outras ações. O que o governador entende e todos nós também, é que, muitas vezes, não temos as informações para fazer de fato um contraponto”, explicou o parlamentar.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 João de Deus João de Deus

João de Deus disse que com as informações que recebeu está ciente que não há irregularidades e que irá repassar todos os dados para os parlamentares da oposição. “Nos informaram hoje que todos os contratos de operação de créditos foram feitos dessa forma. No governo do Wilson também teve esse contrato com reversão, colocando dinheiro na Conta Única, sem nenhum problema. E as contradições que tem no relatório dos técnicos do TCE, realmente, segundo o procurador do Estado, não se sustenta esse relatório, então vamos agora pegar essas informações todas, e passar para a opinião pública, para que veja que existe uma tentativa de querer impedir a entrada desse empréstimo”, destacou João Deus.

O deputado ainda negou que tenha o tema eleições tenha sido discutido. “De política não. O que foi alertado, e o próprio governador já colocou, é que ele não tem interesse de estar antecipando eleição, até porque tem muita coisa pra ser feita, enquanto isso a oposição está tentando antecipar as eleições”, pontuou o parlamentar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.