Fechar
GP1

Piauí

Governo avalia estrutura de barragem em Socorro do Piauí

A barragem fica localizada no riacho Ribeira, a aproximadamente 15 km da cidade de Socorro do Piauí. 

A Barragem Vale Verde, localizada na cidade de Socorro do Piauí, no sul do Estado, vai passar por inspeção de sua estrutura, que segundo análise preliminar da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), necessita de reparos. Uma reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (13), com representantes da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) determinou a necessidade de uma avaliação criteriosa do reservatório, considerando o risco de se rompimento e inundação no município.

O secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, explica que a Semar é o órgão competente para executar a fiscalização de barragens no Piauí, em conjunto com o órgão executor da obra. No caso da Barragem Vale Verde, a construção foi realizada pelo Dnocs, na década de 1970. “Serão enviados três engenheiros, dois da Semar e um do Dnocs, que a partir de amanhã (14), farão a avaliação estrutural do reservatório e a partir daí serão tomadas as providências necessárias para a sua reparação”, ressalta o secretário.

A barragem fica localizada no riacho Ribeira, a aproximadamente 15 km da cidade de Socorro do Piauí.  A mesma possui 15 m de altura e poucas vezes sangrou ao longo dos anos.

No último dia 08 de fevereiro, o Governo do Estado decretou situação de emergência na cidade de Socorro do Piauí em virtude da possibilidade de rompimento da barragem, tomando por base o Relatório de Inspeção Regular realizado por técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec). “Estamos agindo com antecedência seguindo as determinações do governo. A análise que será feita pelos técnicos da Semar e do Dnocs serão determinantes para a execução das obras de reparo do reservatório”, enfatizou o superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.