Fechar
GP1

Mundo

Governo da Rússia aumenta gasto em armamento apesar de crise

Moscou dedicou ao gasto militar 69,2 bilhões de dólares, ou seja, 5,9% a mais do que em 2015.

O instituto de pesquisa da Suécia Sipri, afirmou nesta segunda-feira (23), que a Rússia ocupou em 2016 a terceira posição em orçamento militar, que pertencia a Arábia Saudita, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, apesar da crise econômica.

De acordo com informações do G1, Moscou dedicou ao gasto militar 69,2 bilhões de dólares, ou seja, 5,9% a mais do que em 2015. O Instituto Internacional de Pesquisa sobre a Paz, de Estocolmo, destacou que esse valor suporia 5,3% de seu PIB, números nunca vistos desde o fim da União Soviética há um quarto de um século.

"Este aumento do gasto e a forte carga para a economia pesam em um momento em que a economia russa está em uma situação delicada por causa da queda dos preços dos hidrocarburetos e das sanções econômicas impostas desde 2014", afirmou o Sipri em seu estudo.

  • Foto: Ted Aljibe/AFPNavio russoNavio russo

A Arábia Saudita, que ocupada a terceira posição em 2015, caiu para o quarto lugar em 2016, diminuindo os gastos em 30%. "A baixa dos investimentos petroleiros e os problemas econômicos que acompanham o enfraquecimento dos preços forçaram muitos países exportadores de petróleo a reduzir seus gastos militares", destacou a pesquida.

Já os Estados Unidos, desde a posse de Donald Trump, fez das armas sua prioridade orçamentária. O orçamento aumentou 1,7% em 2016, chegando a 611 bilhões de dólares. Logo depois está a China, com 215 bilhões de dólares, ou seja, um aumento de 5,4%, menos acentuado do que nos anos anteriores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.